Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

+6
Kimimaro_Kun
Matt Kimoy
Hidan
haku koori
deko3000
Feilhaber
10 participantes

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyO surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
O Heavy metal (muitas vezes referida apenas como metal) é um gênero do rock[1] que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte, na Inglaterra e nos Estados Unidos[2]. Com raízes do blues-rock e do rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso, maciço som, caracterizada por altamente distorção amplificada, prorrogando os solos de guitarra e batidas enfáticas. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema, em termos de volume, machismo, e teatralidade"[3].

As primeiras bandas de heavy metal como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple atraíam grandes audiências, um estatuto comum em toda a história do gênero. Em meados da década de 1970, Judas Priest ajudou a impulsionar a evolução do gênero por grande parte da sua devolução influência do blues; Motörhead introduziu um punk rock sensível e uma crescente ênfase na velocidade. Bandas do "New Wave of British Heavy Metal" como Iron Maiden seguiram a mesma linha. Antes do final da década, o heavy metal tinha atraído uma sequência de fãs no mundo inteiro conhecido como "metalheads" ou "headbangers".

Na década de 1980, o glam metal se tornou uma grande força comercial com grupos como Mötley Crüe. O Underground produziu uma série de cenas mais extremas e estilos agressivos: o thrash metal invadiu o cenário com bandas como Metallica, enquanto outros estilos como o death metal e o black metal permaneceram como fenômenos da subcultura do metal. Desde meados da década de 1990, populares estilos como nu metal, que muitas vezes incorpora elementos do hip hop e funk, e metalcore, que combina hardcore punk com metal extremo, têm alargado ainda mais a definição do gênero.


Características

Sonoramente o heavy metal[4][5][6][7] se caracteriza por riffs pesados, bateria marcada por tons graves, secos e retumbantes, vocais característicos diversos que vão do agudo, agudo melódico, aveludado, rasgado ao grave gutural, e solos de guitarra complexos. As músicas se alternam das mais diversas formas com levadas rápidas, lentas, cadenciadas, ininterruptas, com pausas, sem pausas, com "cavalgadas", com palhetadas precisas e power chords. O heavy metal é um dos vários subgêneros surgidos a partir do rock and roll. Além dos marcantes riffs de guitarra apresenta como marca a escalas pentatônicas, muito utilizada por bandas como Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath.[8] O heavy metal se diferencia de outros gêneros onde se utilizam largamente guitarras distorcidas pela repetição dos riffs e pelo fato da guitarra carregar grande importância na melodia da música, enquanto que em outros gêneros (como punk rock) a guitarra é um instrumento que apenas acompanha a melodia e serve para dar textura à música.

As letras do heavy metal utilizam-se de uma diversa gama de temas que vão de protestos contra elementos repressores da sociedade, ocultismo, satanismo, depressão, tristeza, solidão, raiva, medo, o lado obscuro do ser humano, o bom humor, a alegria, a injustiça, musicalização de contos, poemas, a história de civilizações, momentos ou heróis da humanidade, trabalhos conceituais, o humor, a fuga da realidade, a psicodelia, as experiências com drogas, referências mitológicas e em alguns casos protesto contra religiões opressoras. Há que se notar que apesar do forte estigma “carregado” de alguns temas obscuros também existem muitas bandas de heavy metal que falam bem de religião, vestindo a camisa do cristianismo ou falando sobre o fim de conflitos pelo mundo. Existem também muitas bandas que simplesmente se abstêm de falar mal de religiões, não tomando partido dessas discussões. É importante notar que existe toda uma visão estereotipada sobre as pessoas que escutam heavy metal. Uma visão estereotipada de que todas as pessoas que escutam esse sub-gênero do Rock estariam/estão eventualmente ligadas ao ocultismo, satanismo ou rituais pagãos, o que não é verdade. Olhando estatisticamente facilmente se observa que existe sim esse tipo de corrente dentro do heavy metal, mas que ele não é a maioria, e que muitas bandas que nada tem haver com esse tipo de corrente são associadas a este pensamento na visão popular, muitas vezes por falta de informação a respeito deste sub-gênero. Encontram-se ainda letras sobre o louvor ao próprio heavy metal e ao rock, como forma de transmissão de paixão pela música.

História


As origens da palavra Heavy Metal[13][14][15][16] assim como a existência de um único criador do gênero são um tanto quanto controversas. A palavra Heavy Metal já era usada como elemento químico e utilizada também pelo exército americano em operações de guerra antes de se tornar um rótulo musical a um dos diversos gêneros do Rock. As origens do heavy metal[17][18][19][20] se dão no final dos anos 60 quando bandas como Cream, Jimi Hendrix Experience, Blue Cheer e Led Zeppelin começam a mudar o andamento do blues eletrificando o blues dando um peso descomunal ao mesmo e fazendo uso de distorção nos riffs de guitarra que passam a ser extremamente marcantes. No final dos anos 60 e por todo os anos 70 o Rock que até então era um gênero mais ou menos homogêneo passa a se ramificar em diversos subgêneros como rock progressivo, heavy metal, punk rock. Estes gêneros começam a mutar por si mesmos e se misturar gerando mais gêneros e mais subgêneros como hard rock, hardcore, industrial, new wave, pós-punk etc.

O Heavy Metal que surgiu como subgênero do rock acabou por se tornar um universo próprio, um braço do rock com personalidade própria, autonomia e diversos subgêneros variados. Os subgêneros mais populares do heavy metal são: proto-metal, primeira geração de heavy metal (ou apenas heavy metal) segunda geração de heavy metal, power metal, New Wave of British Heavy Metal, glam metal, pop metal, metal progressivo, speed metal, thrash metal, death metal, black metal, crossover, doom metal, grunge, pós-grunge, sludge metal, stoner metal (também chamado stoner rock ou apenas stoner), alternative metal, industrial, rap metal, new metal, grindcore. Cada subgênero possui características próprias e elementos que o destacam dos demais, no entanto a palavra heavy metal abarca todos subgêneros, vai de Led Zeppelin e Judas Priest (heavy metal) a Entombed (death metal).

Musicalmente o termo heavy metal, "metal pesado" em inglês, foi utilizado pela primeira vez na canção Born to Be Wild, do Steppenwolf (da trilha sonora do filme Easy Rider)[21][22][23][24].

Hoje em dia é um estilo musical complexo, difícil de ser definido, pois surgiu como um subgênero do Rock and Roll e acabou por se tornar um universo em si mesmo. Sua principal característica são seus Riffs de guitarra. O Heavy Metal acabou por formar diversos outros subgêneros distintos, bastantes diferentes uns dos outros, tanto lírica quanto musicalmente, tendo como característica comum a todos unicamente o "peso" das músicas. O heavy metal surgiu no final dos anos 60, assim como o movimento hippie, como um levante da contracultura, que, em resposta à sociedade que julgavam conservadora, utilizava um visual alternativo (cabelos longos, roupa rasgada) como forma de protesto.


Origens

Não é preciso afirmar qual foi o primeiro disco de heavy metal da história ou qual banda “criou” o estilo, mas parece claro que suas origens remontam nas primeiras bandas a mudar o andamento do blues dentre elas Cream, Jimi Hendrix, Blue Cheer, Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath[25][26][27][28].

É possível se afirmar quais bandas e quais discos criaram o gênero, mas precisar uma só banda e um só disco, nem revistas especializadas como [Kerrang][29], sites respeitados como [allmusic.com][30] ou o filme [Metal: A Headbanger's Journey] de 2005[31] o conseguem fazer. Parece ser um erro comum entre leigos atribuir a origem do gênero ao primeiro álbum do Black Sabbath, homônimo, de 1970. Não há como se atribuir à origem do mesmo a um disco, em especial a esse disco, pois o tipo de som ali contido já estava sendo feito antes por bandas como Blue Cheer, Cream, Led Zeppelin e Jimi Hendrix e simultaneamente pelo Deep Purple. Talvez pelo cunho das letras, pelo visual dos discos, pelo tipo de marketing, pelo uso de crucifixos e pelas roupas pretas tenha se tornado comum entre os leigos atribuir a paternidade do gênero ao Black Sabbath, quando um olhar mais atento sobre a história mostra outros fatos sobre as controversas origens do gênero. É importante notar que esse gênero tem como elemento principal os riffs e não as letras ou as vestimentas, pois se assim o fosse estar-se-ia automaticamente excluindo bandas que fogem as temáticas comuns de letras sobre ocultismo e das roupas pretas. Diversas bandas como fogem dos estigmas e padrões tradicionais do chamado heavy metal.

Nos anos 60 e ínicio dos anos 70 as bandas de heavy metal[32][33][34][35], também eram conhecidas pelo rótulo de heavy rock e foi a partir do som das três bandas embrionárias de metal, Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath que surgiu o "metal clássico" também conhecido como heavy metal tradicional e o 'hard rock dos anos 70.

No final dos anos 70 quando os gigantes Led Zeppelin e Black Sabbath estavam respectivamente se distanciando do tipo de som que criaram (Zeppelin) e sendo auto-indulgentes consigo mesmos (Sabbath), concorrendo com um número imenso de bandas de hard rock de riffs genéricos de blues, e com então emergente e selvagem punk rock surge a New Wave of Britsh Heavy Metal que se distancia completamente do blues da primeira geração do heavy metal, resgatando os riffs de metal e colocando velocidade nas músicas. O heavy metal tradicional alcançou o grande público e o auge de sua popularidade nos anos 80, com as bandas do movimento conhecido como "New Wave Of British Heavy Metal". Entre elas Iron Maiden, Saxon, Diamond Head, Def Lepard e Judas Priest.

Pode-se afirmar que foi na NWOBHM que os timbres mais característicos, jeito de cantar, roupas e letras tornaram-se mais tradicionais e difundidos. Dali em diante toda uma nova geração influenciada, pela primeira geração do heavy metal (Zeppelin, Purple e Sabbath), segunda geração (Motorhead, Rainbow), pela NWOBHM e pelos até então novos gêneros do Rock – Punk Rock e Hardcore (este inicialmente um subgênero do punk rock) se fundiram nos mais prolixos subgêneros de metal como speed, thrash, death, black, doom, industrial, alternative etc.


Última edição por Ludy em Seg 09 Fev 2009, 11:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : fixo ^^)

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
DEATH METAL


O death metal é uma das diversas ramificações do heavy metal. Surgiu simultaneamente em várias partes do mundo, como EUA, Brasil e Suécia, na década de 1980. O estilo tem raízes no Thrash metal, porém ele apresenta mais agressividade que seu antecessor, letras com temas niilistas, sobre violência, morte e sobre a fragilidade da vida humana.

-Características do estilo

* O vocal gutural é uma das características mais notáveis das bandas de death metal. Os vocais normalmente em geral são guturais graves (podendo ter algumas variações para guturais agudos),porém algumas bandas usam vocal rasgados como o Possessed.
* A bateria é mais cadenciada e faz uso intensivo da técnica de "Blast Beat" (técnicas herdadas do Jazz e Fusion) que emite um som semelhante ao de uma "metralhadora",ou então batida bate-estaca, similar a do Hardcore porém mais acelerada.
* Guitarras bem distorcidas e baixos com andamentos bem acelerados
* As letras das bandas do estilo possuem temas mórbidos relacionados com a morte, violência, filmes de terror, filosofia, batalhas épicas,e até mesmo algumas sobre o Satanismo, etc.

-Origem do termo

A origem do termo death metal é controversa, assim como qual seria a primeira banda do gênero. Consta que a primeira aparição do termo foi numa entrevista com o Venom. Quando perguntados sobre que tipo de música eles tocavam, os membros do grupo responderam: "Nós somos black metal, death metal, Thrash Metal...". Uma outra aparição pioneira do termo foi a coletânea Death Metal (1984), lançada pela gravadora alemã Noise. Ela incluía canções do Helloween, Hellhammer e Running Wild. Por último, a última música do disco Seven Churches (1985), do Possessed, tinha o título de "Death Metal". Apesar disso, a banda se auto-intitulava Thrash Metal na época.

Em relação às bandas, na Europa o Bathory, o Sodom e Celtic Frost tomaram o termo para si. Nos Estados Unidos surgiam o Mantas (futuro Death) e o Master. A última tinha gravado um disco para a gravadora Combat em 1985; porém nunca foi lançado. Apesar disso, as demonstrações do Master foram bastante influentes no underground americano, assim como o Deathstrike, projeto paralelo do líder da primeira banda.

-História do death metal

ANOS 80 - A primeira Geração

O Death Metal surgiu no Inicio dos anos 80,quando as bandas primordias estavam sendo montadas,por volta de 82 bandas como Hellhammer,Sodom,Possesed e Death estavam iniciando suas atividades,a princípio o Death Metal tinha como influencias basicas o Thrash Metal praticado por bandas como Venom,Warfare,Atomkraft,Tank,Voivod,Living Death e o Hardcore de bandas como GBH,Agnostic Front,Dissension,D.R.I e Discharge.Em 1984 o Sodom lança o Inthe Sign of Evil,um disco bem cru com uma sonoridade oscilando entre o Death e o Black Metal.Em 1985 o Possessed Lança o Seven Churches grande Classico do genero,considerado por muitos o primeiro album de Death Metal,no mesmo ano Sairiam Endless Pain(Kreator),Bestial Devastation Sepultura e Hell Awaits(Slayer).

O ano de 1986 definitivamente foi o ano definivo do Death Metal pois nesse ano começam a surgir albúns cada vez mais rapidos e com sonoridades cada vez mais viscerais,o Death Metal mostrava sua força e que veio para ficar.Muitos consideram Reign in Blood do Slayer,como influencia principal para tudo o que se viria a chamar Death Metal depois desse lançamento,apesar de comumente considerarem Slayer uma banda de Thrash Metal,esse album mostrava caracteristicas fortes caracteristicas de Death Metal em faixas como Angel of Death,Necrophobic e Jesus saves,foi considerado na epoca um album de Death Metal.Outros albuns marcantes e brutais daquele ano Pleasure To Kill(Kreator),Antes do Fim(Dorsal Atlantica),Morbid Visions(Sepultura),Obssesed by Cruelty(Sodom),Scream Bloddy Gore(Death),Bloody Vengeance(Vulcano),Power of Darkness(Minotaur)

Por volta de 1987 as cenas com mais adeptos do Genero eram Alemanha com Sodom,Kreator,Minotaur,Poison(não confundir com o Poison americano que é glam)Brasil com Mutilator,Holocausto,Sepultura,Sarcofago,Dorsal Atlântica e Vulcano e EUA com Possessed,Death e Sadus.Em 87 o Napalm lança o Scum mostrando ao mundo um Grindcore cheio blastbeats,que viria a influenciar e muito as bandas surgidas a partir de então.

Em 1989 o Terrorizer lança o World Donfall,album que oscila entre o Death Metal e o grincore,considerado por muitos um dos pioneiros do Brutal Death Metal.Nesse mesmo ano o Morbid Angel lançaria o Altars of Madness,considerado um dos maiores clássicos do Death Metal,esse disco reforça características que se tornaram marcantes no Death Metal com o passar dos anos como vocal gutural,timbragem grave e blast beats,tambem foi considerado um marco pelo acréssimo de tecnica instrumental diferente das bandas mais antigas,que faziam um som mais cru e direto.

ANOS 90 - A Segunda Geração

A segunda geração e atualmente a mais famosa e influente.E criaram novos padrões que foram seguidos com o passar dos anos,como vocais mais guturais,uso de Blast beats e Baixa afinação estão entre suas principais caracteristicas,as bandas de Death Metal da segunda geração apresentam também uma sonoridade mais trabalhada.As principais bandas dessa geração são Morbid Angel,Autopsy,Obituary e Bolt thrower.

Entre as bandas mais influentes desse periodo estão o Cannibal Corpse com tematicas Gore,um instrumental de alto nivel e guturais gravissimos,o albuns Butchered At Birth e Tomb of The Mutilated são consideradaas referencias do genero.Outra banda muito influente foi o deicide,com tematicas ocultistas e uma sonoridade obscura,densa e trabalhada.Em 1995 o krisiun lança o Album Black force domain,influenciando muitas bandas de brutal Death metal,com muitos blast beats,riffs complexos,densidade sonora,e solos virtuosos é apontado ate hoje como um dos principais albuns do genero.

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
THRASH METAL


O Thrash Metal, muitas vezes chamado erroneamente de trash metal, é uma subdivisão do heavy metal. Suas origens remontam ao fim da década de 70 e começo da década de 80, quando um grande número de bandas começou a incorporar elementos da NWOBHM com a nova música punk e hardcore que surgia, criando assim um novo estilo. Este novo gênero é muito mais agressivo do que o speed metal, considerado seu predecessor. Algumas das bandas mais influentes do estilo são Metallica, Megadeth, Sepultura, Slayer, Anthrax, Venom e Exodus.

Características do estilo

Basicamente o thrash metal se define em

* A bateria usa-se rapidamente e geralmente tem bumbo duplo como no speed metal
* Os riffs geralmente usam palhetadas em tremolo
* Os vocais variam muito de acordo com a banda, desde agudos, roucos ou até o vocal gutural
* Possuí um som leve, rápido, agressivo , no entando é considerado extremo junto com os estilos black metal , death metal , doom metal que é extremo.

Precursores

É de consenso geral que o thrash metal começou no início dos anos 80. O ano de 1981 é visto por alguns como um ano crítico para o gênero embora existam influências anteriores, por exemplo:

* O riff de "Symptom of the Universe", música de Black Sabbath de 1975, é possivelmente um dos primeiros riffs que podem ser considerados thrash metal, outras músicas como "Into the Void" e "Children of the Grave" ambas de 1971 também tiveram influência no estilo.

* Os precursores do speed metal, Judas Priest apresentaram algumas ideias thrash no seu álbum Stained Class de 1978 incluíndo o riff de "Saints in Hell" ou a estrutura geral de "White Heat, Red Hot". A versão ao vivo de "Tyrant" no álbum Unleashed in the East de 1979 é muito mais próxima do thrash metal do que a sua versão original de 1976 (presente no álbum Sad Wings of Destiny), combinando a velocidade do baterista Les Binks com uma maior distorção nas guitarras.

* O Motörhead, que seus membros definem simplesmente como uma banda de Rock'n'Roll, influenciou bastante o heavy metal e o punk rock. Desde o clássico álbum Overkill de 1978, seu som apresenta várias características do thrash metal: ritmo acelerado, guitarras e baixo distorcido, vocais roucos, letras debochadas. Foi uma influência direta para o Venom por exemplo.


História do thrash metal


Surgimento nos Estados Unidos e na Alemanha

O Motörhead com os albuns Overkill (1979) e Ace of spades (1980) consolidaram a sonoridade thrash-metal unindo a batida do punk rock e a melódia Rock n' roll.Apesar de tal influência o Motörhead não se intitula uma banda de thrash metal .

O Hellhamer surgiu na Suiça em 1982.No mesmo ano ano na Alemanha surgia o Destruction liderado por Mike Schimier(baixo e vocal) e o Sodom liderado por "Tom Angelripper" em Westfalen,em Frankfurt surge o Tankard no mesmo ano,muito influenciado pelo Accept. No mesmo ano o Tormentor lançou sua primeira demo,mas tarde seus integrantes formaram o consagrado Kreator.Essas bandas deram uma enorme contribuição para a consolidaçãodo estilo. Na europa e no mundo.

Alguns afirmam que a banda Overkill com a música "Unleash the Beast Within" de 1981 teria inaugurado oficialmente o estilo musical thrash metal. Pouco depois, a música do Metallica (com James Hetfield, Lars Ulrich e Loyd Grant) hit the lights que estreou na coletânea Metal Massacre (nesta gravação James tocou a guitarra base, o baixo e cantou; Lars tocou a bateria e os solos de guitarra ficaram por conta de Loyd Grant, um músico convidado amigo de James Hetfield). A música também foi gravada na primeira demo do Metallica intitulada No Life 'til Leather (contando com a seguinte formação: Dave Mustaine, James Hetfield, Lars Ulrich e Ron McGovney).

A primeira demo de thrash metal pode ser considerada como sendo a intitulada Red Skies da banda Metal Church lançada no final de 1981. Esta foi uma demo instrumental que combinava elementos de thrash, speed, e power metal, e não teve grande circulação, tendo seu sucesso encoberto pela nova demo do Metal Church intitulada Four Hymns de outubro de 1982.

O Metallica foi a segunda banda norte-americana do estilo (com as demos Power metal de abril de 1982 e No Life 'til Leather de julho de 1982) e a primeira nos EUA a gravar um álbum (Kill 'Em All de julho de 1983).

Surgimento na Europa

O Venom, uma banda bastante influente não só para o thrash metal, mas para o death e black metal, lança em 1981 o seu álbum Welcome To Hell com uma sonoridade bastante thrash. Em novembro de 1983, a banda Artillery grava uma demo intitulada We Are the Dead, esta demo tinha bastante influência de Black Sabbath, resultando em um tipo de thrash metal não tão rápido quanto o do Metallica, mas com conceitos similares de riffs de guitarra. Bandas como Tormentor, que um ano mais tarde seria conhecida como Kreator, Destruction, Sodom e Tankard também lançaram suas demos entre 1982 e 1983.

Surgimento no Brasil

O heavy metal no Brasil teve o pioneirismo na banda Stress, de Belém do Pará com o lançamento independente do álbum Stress I, em 1982 (reeditado em CD pelo selo fluminense Dies Irae). É considerado um marco do metal brasileiro e foi o primeiro álbum de heavy metal a ser gravado na América Latina.

Mas no thrash metal a pioneira é a banda Dorsal Atlântica, do Rio de Janeiro. O split álbum com o Metalmorphose, Ultimatum, de 1984 (também relançado pela Dies Irae), é talvez o primeiro álbum de speed metal brasileiro. Mas vale lembrar que bandas de hardcore como Ratos de Porão e Lobotomia já tinha tinham colocado influências de thrash metal no seu som no meio da década de 80.

O thrash metal no Brasil tinha basicamente tres cenas, a de São Paulo (de bandas como Korzus, Executer, Atomica, Acid Storm, MX e etc), a do Rio de Janeiro (de bandas como Dorsal Atlântica, Azul Limão, Taurus, Metrallion, Antitese e etc) e a mais notória, a de Belo Horizonte (de bandas como Sepultura, Chakal, Mutilator, Overdose,entre outras, e alavancada graças ao selo Cogumelo Records).

Sem duvida nenhuma, a banda de thrash metal de maior repercusão fora e dentro do Brasil foi o Sepultura. Inicialmente mais voltado para o lado mais obscuro do thrash metal (o que muitos chamavam de death ou black metal), logo com o lançamento de Schizophrenia em 1987 a banda despontou lá fora e levou a assinar com o selo europeu Roadrunner Records.

Durante os anos 90 não houve muitos nomes no thrash, mas vale citar Zero Vision e Distraught, que praticavam um thrash metal um pouco mais moderno, como o praticado lá fora (Pantera, Machine Head, Hatebreed etc).

Hoje os representantes do thrash (seja na linha mais old-school ou mais moderna) são bandas como Torture Squad, Violator, Blasthrash, Farscape entre outras.

Popularização do estilo

O thrash metal começou a se tornar popular em 1984, com a banda Overkill lançando sua segunda demo (Feel the Fire) e o Slayer lançando o clássico EP Haunting the Chapel, que tinha a música "Chemical Warfare". Estes lançamentos levaram o thrash metal a uma sonoridade mais sombria e pesada, que se refletiu no lançamento do álbum Bonded by Blood pelo Exodus e do álbum Hell Awaits pelo Slayer em 1985. Em 1985 a banda Megadeth, formada por Dave Mustaine ex-integrante do Metallica, lança seu álbum de estréia intitulado Killing Is My Business... And Business Is Good!. O Megadeth combinava a sonoridade dos riffs de thrash metal com solos mais trabalhados e complexos como os do Judas Priest. Ainda em 1985, a banda S.O.D., com integrantes do Anthrax, Nuclear Assault e S.O.D. lançam o LP "Speak English Or Die", combinando o Thrash Metal com Hardcore.

Fora dos EUA em 1985, a banda alemã Kreator lança seu álbum de estréia intitulado Endless Pain,o Destruction lança o álbum Sentence Of Death e o Sodom lança In The Sign Of Evil. A banda brasileira Sepultura lança seu EP Bestial Devastation. No Canadá, bandas como Exciter, em 1982 com álbum Heavy Metal Maniac, e Voivod em 1983 com o álbum War And Pain, marcaram presença no nascimento do Thrash, bem como a banda Eudoxis cujos integrantes costumavam se apresentar vestindo armaduras completas com espetos de metal e cujo bumbo da bateria era de aço inoxidável e possuía 1,8 metros de comprimento que lança em 1985 a demo Metal Fix.

O ano de 1986 foi um marco para o thrash metal, com alguns dos álbuns mais influentes do estilo sendo lançados. A banda Dark Angel lançou o Darkness Descends, que foi pouco reconhecido na época, mas é considerado um dos mais pesados e rápidos álbuns de thrash metal. Neste mesmo ano foram lançados os álbuns que estabeleceram novos limites para a brutalidade musical e que seriam algumas das principais influências para o estilo musical death metal, estes álbuns foram o Reign in Blood, do Slayer que é universalmente reconhecido como um clássico do estilo e o Pleasure to Kill da banda Kreator. O Megadeth lança o álbum Peace Sells... But Who's Buying?, o Metallica lança o Master of Puppets, e o Nuclear Assault lança seu primeiro álbum, intitulado Game Over. A banda Hobbs Angel of Death surge na Austrália, tocando um tipo de thrash metal calcado nos moldes dos primeiros álbuns do Slayer, porém focado no mercado europeu. No Brasil, a banda R.D.P. lançava o seu álbumP Descanse Em Paz, misturando o punk rock com o thrash metal, consolidando esse estilo com o álbum Brasil de 1989.

Em 1987 o Anthrax lança o famoso álbum Among the Living. Enquanto que os álbuns anteriores da banda foram considerados como estereótipos da NWOBHM, este lançamento colocou a banda no terreno do thrash metal com guitarras rápidas e pesadas e um bom trabalho na bateria. A sonoridade do Anthrax sempre foi considerada mais melódica que a de outras bandas de thrash metal, talvez isto se deva em parte devido à sua grande influência do punk rock. Neste mesmo ano a banda de hardcore D.R.I., lança seu álbum Crossover, mesclando o hardcore com thrash metal.

Em torno de 1988 o gênero estava ficando saturado com muitas bandas novas, mas alguns álbuns clássicos anda seriam lançados. O terceiro álbum do Sepultura, Beneath the Remains de 1989, lançado pela Roadrunner Records revelou a banda no cenário mundial. O Vio-lence, uma banda tardia da cena da Bay Area, lançou seu álbum de estréia intitulado Eternal Nightmare (1988), combinando riffs rápidos com um vocal influenciado diretamente pelo hardcore. Neste mesmo ano foi lançado pelo Metallica, o álbum ...And Justice for All no qual a banda lança seu primeiro videoclipe com a música "One".

Em 1990 o Megadeth lança o álbum Rust in Peace, considerado pela crítica como o melhor álbum da banda e um dos últimos álbums clássicos do thrash metal, Juntamente com Cowboys From Hell da banda Pantera, e Seasons In The Abyss do Slayer

Outras influências

Em meados dos anos 80 o thrash metal influenciou diretamente muitas bandas que seguiriam outros gêneros do metal, o Death, o Possessed e o Hellhammer (que mais tarde se tornaria o Celtic Frost), são alguns exemplos disso. O Possessed foi uma das primeiras bandas de death metal, lançando uma demo em 1984 com um thrash metal de sonoridade mais obscura. Esta sonoridade evoluíria para o que hoje chamamos death metal. Um dos melhores exemplos deste gênero é o clássico álbum da banda intitulado Seven Churches, de 1985. O álbum Energetic Disassembly (1985) da banda Watchtower quebrou barreiras em termos de técnica e influências de jazz na composição das músicas. Este tipo de trabalho continuou com bandas de thrash metal como Coroner e também com algumas bandas de death metal como Atheist e Cynic, bem como os futuros álbuns do Death. Algumas bandas combinavam o speed metal com o thrash metal, como or exemplo o Megadeth, e também as bandas Helstar, Testament, e Heathen, que ficaram conhecidas por seus complexos solos de guitarra.

Evolução nos anos 90

Nos anos 90 muitas bandas de thrash metal inovaram em relação à sonoridade como por exemplo a banda Iced Earth que lançou o álbum Night of the Stormrider (1992), combinando o power metal com o thrash metal. Muitas bandas, entretanto, optaram por uma sonoridade mais lenta iniciando um estilo chamado de groove metal, algumas bandas seguidoras deste estilo foram as bandas Machine Head e Pantera que foram fortemente influenciadas pelo Exhorder. Este estilo influenciou muitas bandas através dos anos 90.

Mesmo com o rock alternativo sendo o gênero predominante nos anos 90, o thrash metal conquistou certa influência e bandas como Overkill, Destruction, Testament, Exodus e Megadeth continuaram lançando álbuns modernos de thrash metal, com uma melhor produção mas mantendo em seus riffs a sonoridade clássica do estilo. Alguns álbuns, desta nova safra, dignos de nota são o Tempo of the Damned do Exodus, o Divine Intervention do Slayer, o The System Has Failed do Megadeth (que obteve grande sucesso comercial nos EUA) e o The Gathering do Testament, que contou com a presença do baterista Dave Lombardo.

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
É tanto metal q fica até dificil de reconhecer qual é qual....
Eu só conhecia Heavy Metal.

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
GOTHIC METAL


O Gothic Metal, também conhecido como Goth Metal ou Metal Gótico caracteriza-se por seu clima melancólico e um enfoque sombrio em temas como religião, sexualidade e morte. A maioria das bandas do gênero utilizam elementos da Música erudita como coros e orquestras (produzidos, na maioria das vezes, por sintetizadores). Vocais líricos também são utilizados.

O termo foi cunhado por Nick Holmes, vocalista do Paradise Lost.

Características do estilo

-Características Estilísticas

O Goth Metal é considerado um gênero musical bastante amplo gerando diversas discussões sobre o que é necessário para uma banda ser considerada do estilo Gothic Metal. Alguns pontos comuns entre estas bandas podem ser citados abaixo:

* Os violões estão presentes em diversas canções de bandas de gothic metal, principalmente nas bandas que possuem dois guitarristas.

* A afinação dos instrumentos de corda tende a ser mais grave que o normal (E); variam entre D (Tiamat[2], Paradise Lost[3]), C# (My Dying Bride[4]), ou até B (Type O Negative[5], Lacuna Coil[6]).

* Os teclados tem um papel de destaque neste estilo, muitas vezes substituíndo uma das guitarras. Os teclados são também utilizados para simular outros instrumentos em sua maioria de sopro ou de cordas. Os teclados tendem a auxiliar o baixo na criação da atmosfera e clima das canções. O Gothic Metal é conhecido também por suas sinfonias com violinos e flautas, e outros instrumentos orquestrais, e que são muitas vezes, feitos pelo teclado.

* As características dos vocais é a personalidade feminina, mas algumas bandas, como a pioneira Paradise Lost, possui vocais masculinos. Os vocais masculinos podem ser tanto de um tenor ou barítono quanto guturais. Já os vocais femininos tendem a ser agudos e operísticos (geralmente soprano), por vezes cantados em um tom regular com vários efeitos de reverberação. Nos backing vocals temos a utilização de coros e de canto gregoriano.

* A atmosfera das canções de Gothic Metal é sombria, porém sem a lentidão do Doom metal ou a virtuose do symphonic metal e do power metal (estilos musicais às vezes associados ao Gothic Metal, por causa de bandas como Nightwish e Lacuna Coil, em que o ultimo se assemelha ao gothic rock).

* Além da sua cadência sombria, a característica mais marcante do Goth metal é sua natureza "progressista". De Fado (Moonspell[7]), Trip Hop (My Dying Bride[8]) à Rock alternativo (Katatonia[9]), os grupos de Gothic metal sempre estiveram dispostos a experimentar para transcender as barreiras do metal underground.

Temática

As letras do Gothic Metal abordam geralmente religião, horror, romances, histórias de fantasia e também em histórias fantásticas (Mitológicas) e medievais, que quase sempre terminam em tragédia para as partes envolvidas. O cenário destas histórias é geralmente medieval ou New Age, mas muitos também se passam na era vitoriana, era romana ou na era moderna. Estas características são notadas em diversas bandas de Gothic Metal porém não são um pré-requisito.

É comum ver álbuns conceituais de Gothic Metal, onde as músicas do álbum são relacionadas de forma a contar uma única história como capítulos de um livro. Isto inspira os fãs a ouvirem o álbum por completo em vez de apenas algumas canções. Os álbuns Seclusion da banda Penumbra e Sufferion - Hamartia of Prudence da banda Silentium são alguns exemplos de álbuns conceituais de gothic metal.

O Metal Gótico é permeado pelo lado obscuro do imaginário judáico-cristão. Alguns exemplos:

* A banda inglesa Paradise Lost tirou seu nome do poema épico de John Milton, O Paraíso Perdido (1667), onde Lúcifer é tratado como uma figura trágica.
* Os também ingleses do Anathema tiraram o nome de sua banda de um termo do grego antigo que significa uma sentença de excomunhão ("Anátema", em português).
* Os suecos do Tiamat tiraram seu nome de uma divindade suméria, uma "serpente do abismo" que luta com Deus no momento da criação do mundo.
* Type O Negative: "Christian Woman".
* Lacuna Coil: "Heaven's A Lie".
* Within Temptation: "The Truth Beneath the Rose", discorre sobre o cristianismo.


Precursores

Os primórdios do Gothic Metal já podem ser vistos em três bandas dos anos 1980.


Christian Death

O gênero Death rock, através de bandas como Christian Death teve grande influência no que seria futuramente o Gothic Metal, mas esta influência parece vir dos últimos trabalhos da banda com Valor Kand, que considerava o estilo da banda como um tipo de Heavy metal[10] diferentemente da formação original da banda com Rozz Williams, época na qual a banda possuia grande influencia do Punk rock e Glam rock.

Apesar de Rozz Williams nunca ter negado suas raízes Hard rock - especificamente o Kiss e Alice Cooper -, com a saída dele o Christian Death tendeu visivelmente ao Heavy metal. Um exemplo disso é Born in a Womb, Died in a Tomb, faixa de abertura do álbum "All the Hate" (1989); essa música têm alguns elementos bem explícitos do Thrash metal.

Apesar de sua fusão pioneira entre Metal e Rock Gótico, a música do Christian Death não transcendeu o círculo composto pelos fãs de Death Rock. A oportunidade disso acontecer veio quando a Century Media quis lançar o seu disco duplo ao vivo deles, o Amen (1995); essa oportunidade veio água abaixo quando a Century Media descobriu que a banda tinha pêgo a arte da capa sem a devida autorização, forçando a gravadora a retirar o disco do mercado.

SAMHAIN

Temos também o caso Glenn Danzig, então ex-vocalista do The Misfits. Danzig continuou sua empreitada musical montando o Samhain, que aproximava o Horror Punk de sua ex-banda com o Heavy metal. O Gothic metal também pode ser visto aqui em suas formas embriônicas, apesar do Samhain exibir um humor macabro discrepante com a "seriedade" dos seus equivalentes europeus. Assim como o Christian Death, a música do Samhain teve pouca repercussão sobre o Gothic Metal contemporâneo. Apesar disso, algumas bandas de Black Metal gravarem covers da banda (como o Marduk[ e o Cradle of Filth).


CELTIC FROST

Os suíços do Celtic Frost foram de fundamental importância para o desenvolvimento do Goth Metal europeu. O grupo é uma influência assumida do My Dying Bride, Katatonia, Paradise Lost, Moonspell, Tiamat, The Gathering e muitos outros que ajudaram a moldar o estilo para o que ele é hoje.



O Celtic Frost foi um grande pioneiro dentro do Metal extremo, porque:

* Eles não tinham a mesma obsessão por velocidade que era característica de seus contemporâneos (Slayer, p. ex.). Preferiam compor músicas mais lentas, que pudessem exibir mais variedade.

* O grupo usava freqüentemente elementos de Música erudita nas suas composições: vocais em falsete, tímpanos e metais.

* A banda fazia experimentos com a Música ambiente. Dois exemplos: "Danse Macabre", do EP Morbid Tales (1984) e "Tears in a Prophet’s Dream", do álbum To Mega Therion (1985).

* Tom Warrior (vocalista e guitarrista) foi um dos primeiros – senão o primeiro – a intercalar vocais “brutais” com uma voz "gótica", mais suave (porém sombria). A faixa "Mesmerized" do Into the Pandemonium (1987) é um exemplo vivo disso.


História do Gothic Metal

O Gothic Metal surgiu no início da década de 1980, na Europa e nos Estados Unidos.

ESTADOS UNIDOS

Nos EUA o estilo foi capitaneado pelo Danzig, Shadow Project (a então nova banda de Rozz Williams) e o Type O Negative (à partir do Bloody Kisses). O Christian Death segue logo depois, assumindo definitivamente a influência do Heavy metal com três dos melhores álbums de sua carreira: Sexy Death God (1994), Prophecies (1996) e Pornographic Messiah (1998).

Mesmo tendo o mérito de aparecer ligeiramente antes dos grupos europeus de Goth metal, os representantes do estilo nos EUA tem uma grande desvantagem: eles nunca fizeram parte de uma "cena" coesa, tendo pouco ou nenhum contato entre si (com exceção das brigas entre o Christian Death pós-Williams e o Shadow Project).

EUROPA

Na Inglaterra o trio do "Northern Doom" escreveu as regras do jogo. O passo inicial foi dado pelo Paradise Lost, no seu paradigmático Gothic (1991). Ainda com a sonoridade Doom / Death Metal do primeiro disco (Lost Paradise, 1990), a banda no entanto se aventura bem além dos limites estreitos do metal extremo da época. Assim como o Celtic Frost o Paradise Lost incorpora vocais “líricos”, tímpanos e arranjos orquestrais (emitidos através de um sintetizador). Ele também cria dois elementos que compoem a formula básica do Gothic Metal:

* Uma guitarra "base" fazendo power chords enquanto uma outra faz fraseados "melódicos" repetitivos, nas cordas mais agudas;

* As guitarras tocando riffs num intervalo (música) de 5º ou 6º nas cordas mais graves.

Depois de Gothic explodiram bandas de Doom / Death Metal pela Europa inteira, entre 1992-1994. Muitas delas iriam mais tarde fazer parte da 2º geração do Goth Metal: Anathema, Amorphis, Katatonia, Crematory, Cemetery e Theatre of Tragedy, entre outros. Algumas chegaram nesse mesmo caminho independente do Paradise Lost, como foi o caso do Tiamat e o My Dying Bride.

OS PRIMEIROS DISCOS DE GOTHIC METAL

O primeiro disco de Gothic Metal - apesar do termo ainda não ter sido cunhado - foi Icon (1993), do Paradise Lost. A banda simplificou suas músicas e se livrou dos riffs de Death metal e dos andamentos lúgubres do Doom metal. Nick Holmes também substituiu o seu vocal gutural por um timbre de voz bem parecido com o de James Hetfield (Metallica).

No mesmo ano é lançado Serenades do Anathema. Apesar de musicalmente situado dentro do Doom / Death Metal, o álbum tinha "Sleepless", um meio termo entre The Cure e Metallica que viria a ser, diretamente ou indiretamente, um modelo a ser seguido no emergente Gothic Metal.

Por último temos o Wildhoney (1994), do Tiamat. Considerado inclassificável quando lançado (não parecia com nada do underground metállico da época), o disco criou um novo precedente no mundo do Heavy metal. Wildhoney juntou mundos díspares - Slayer com Pink Floyd, p. ex. - e acabou sendo um dos álbums que definiu o Gothic metal. Seu clima melancólico, seus experimentalismos floydianos e alternância de Edlund entre seu vocal gutural e seu vocal mais "cantado" ainda servem de referência até hoje para muitas bandas de Gothic Metal.

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
me dah uma esclarecida
o kiss e scorpions
eu sempre chamei de love metal ,mas nem sei se esse estilo existe
então pra saber kiss e scorpions se enquadram em qual tipow de metal?

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
deko3000 escreveu:
me dah uma esclarecida
o kiss e scorpions
eu sempre chamei de love metal ,mas nem sei se esse estilo existe
então pra saber kiss e scorpions se enquadram em qual tipow de metal?


Scorpions - É uma banda de Hard Rock

Kiss - É banda de Hard Rock/Heavy Metal

Qualquer duvida so perguntar xD

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
,mas tem akilo o kiss é diferente do Hard Rock/Heavy Metal
normal pois puxa pra um ldo mais romantico por isso eu sempre fikei na duvida vlw kra ^^

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
deko3000 escreveu:
,mas tem akilo o kiss é diferente do Hard Rock/Heavy Metal
normal pois puxa pra um ldo mais romantico por isso eu sempre fikei na duvida vlw kra ^^


Pra falar eu naum curto kiss , sei lá algo neles não me agrada xD ... Eu prefiro mais musicas do estilo morte... Que falem sobre a morte a violencia ... O verdadeiro modo de nos defender de tudo ... Por isso eu so mais pra um Metal bem violento ... Mais bem violento quanto mais melhor xD

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
karakkkkkkkk leandro OO
kuaz morri lendo ^^
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
+ legal essa historia
gostei mesmo é bom sabr eu num sabia ainda ^^
+ tinha c ser coisa sua mesmo hein "metaleiro" kkkkk
zoa
:a-ha:

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
deko3000 escreveu:
,mas tem akilo o kiss é diferente do Hard Rock/Heavy Metal
normal pois puxa pra um ldo mais romantico por isso eu sempre fikei na duvida vlw kra ^^


No Hard Rock não se tem uma especificação para letras...Temos exeplos de Ac/DC e Van Hallen...que tem letras variadas....

O Kiss é considerado Heavy Metal pq não tem aquela clichezada do Trhash Metal, Power metal, Death Metal...de ficar com guitarras em harmonicas, com solos etc...

É um Metal direto ao ponto =)

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
Eu gosto de Heavy Metal, mas não tenho bandas expessíficas...^^
Muito bom o tópico... ^^

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
Muito bom o topico.

Eu particularmente curto mais Heavy , Progressive , White e Death Metal.

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
bom o topico...
vc abordou estilos do metal..
e dos estilos mais antigos..

to fazendo umas pesquisas.. e jaja eu vou..
postar sobre o Nu-Metal.. e dos estilos mais recentes..
q eu tbm gosto pakas.. apesar de ser Fan de Metallica.. Pantera.. Slayer.. entre outros..
tbm gosto de um som mas "leve"... flw.. :tchau:

descriptionO surgimento do Metal [ Heavy Metal] EmptyRe: O surgimento do Metal [ Heavy Metal]

more_horiz
otimo topico mais só li o comercinho XD mais gostei ^^
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos