Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionAté onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável? EmptyAté onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável?

more_horiz
E se não tiver um valor específico, tem de haver alguma matéria específica? Um tipo de música? Um cenário esportivo? Uma comemoração de fim de ano?

descriptionAté onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável? EmptyRe: Até onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável?

more_horiz
Acredito que o tópico tem haver com o show da Madonna em contra ponto com o estado do Rio Grande do sul que carece de investimento em infraestrutura.

Segundo o site do O Globo o show da Madonna custou R$ 60.000.000,00, incluindo cache, infraestrutura e divulgação. Comicamente o governo federal arrecada mais o menos esse valor anualmente do estado do Rio Grande do Sul, que geralmente é um dos 5 estados que mais contribuem. Mas na hora de receber, pega menos verba que os estados do nordeste, que são os que menos ajudam e menos merecem essa verba.

Então realmente da indignação ver um estado que ajuda tanto e recebe tão pouco, estar passando por necessidades ao mesmo que o país da um show libertino e satânico que custa o mesmo valor do que o país toma das mãos dos cidadãos daquele estado. Vergonha do Brasil!

Na minha opinião a verba publica NUNCA, deveria ser destinada a cultura, pois a boa cultura se sustenta por si só. Quando há a necessidade de se inserir dinheiro, quer dizer que a cultura é uma porcaria. No meu ver o estado deveria apenas isentar os impostos e criar regras, já seria o bastante.

descriptionAté onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável? EmptyRe: Até onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável?

more_horiz
https://www.terra.com.br/diversao/musica/prefeito-do-rio-promete-mais-megashows-gratuitos-apos-sucesso-de-madonna,c8698d79d924116d33e2d6c53c744de9cka18qiq.html

Sabe o que não custaria tanto ? passar de graça filmes da lei rouanet (já que o povo financiou é justo ele ver de graça) o foda é que a maioria é comédia pastelão e não atrai muita gente.


Quanto ao tópico, eu sinceramente não sei o limite entre evento pra divertir o pessoal e política de pão e circo.

O caso da Madonna pode deixar o pessoal irritado mas ele já estava planejado e pago antes das enchentes do RS acontecerem, então não muito muito como cancelar. Por outro lado, isso não justifica a diferença do orçamento do evento para a ajuda pro estado sulista.

descriptionAté onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável? EmptyRe: Até onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável?

more_horiz
Até onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável?


Totalmente se consciente, a cultura não é pública e grande parte da população é totalmente carente em relação a ela.

Agr o caso da Madonna é engraçado, Itaú bancou como divulgação aos 100 anos da empresa e foi totalmente apagado por briga política.

Por outro lado, isso não justifica a diferença do orçamento do evento para a ajuda pro estado sulista.


Coecidentemente foi no Rio Grande do Sul o caso em que estavam estocando as marmitas enviadas pelo governo Lula pouco tempo atrás, tanta comida jogada fora por pura birra, imagina o que não fazem com a verba. Se isolar em um governo Bolsonarista foi escolha do próprio sul, só acho uma pena sobrar pros bichinhos.

descriptionAté onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável? EmptyRe: Até onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável?

more_horiz
O gasto cultural é plausível, o que precisa ser visto é o impacto fiscal. Ao meu ver, o evento precisa ter maior retorno econômico do que o valor empreendido. Via de regra, também é o que ocorre.

Eu achei que o show da Madonna tinha sido deficitário porque o preço foi ABSURDO, mas mesmo com o preço, o relatório oficial da união estimou uma movimentação de 300mi por conta do show.

O problema é saber que esses shows não são feitos visando o entretenimento da nação ou quaisquer ganhos econômicos via turismo, eles são feitos para angariar votos em ano eleitoral, mascarando todos os desastres humanitários da cidade por trás de um "show espetacular". E, veja só, funciona.

descriptionAté onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável? EmptyRe: Até onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável?

more_horiz
Dinheiro público em eventos? Que piada! É revoltante ver governantes esbanjando o dinheiro dos contribuintes em festas e eventos desnecessários, enquanto as necessidades básicas da população são ignoradas. Isso é um insulto à inteligência de todos nós. É hora de parar com essa farra com o dinheiro público e começar a investir em áreas que realmente importam, como saúde, educação e segurança. Chega de desperdiçar nosso dinheiro em eventos que não trazem nenhum benefício real para a sociedade. É hora de responsabilizar esses políticos por suas ações irresponsáveis e colocar um fim a esse desperdício vergonhoso.

descriptionAté onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável? EmptyRe: Até onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável?

more_horiz
Nunca.

Precisa de uma prova?

1º Estudo de Caso - Como o Estado destrói a Cultura.

Aqui na minha cidade existe uma festa em homenagem ao padroeiro, essa festa existiu desde sempre (minha avó ia nela quando era criança) e desde o inicio foi organizada pela paróquia de uma igreja e os comerciantes locais. Eu ia nessa festa quando eu era criança já que minha família é católica, lá haviam barraquinhas de jogos, todo tipo de comida, principalmente comidas tradicionais da minha cidade, brincadeiras e principalmente uma cavalgada.

A população ia nessa festa não só para se divertir, mas também pagar promessa e principalmente vê familiares distantes, já que praticamente todo mundo ia na festa (a minha cidade é grande e os distritos são afastados, são praticamente cidades diferentes), principalmente as pessaos do interior da cidade.

Em um certo governo populista, a Prefeitura decidiu que ela iria "investir" na festa e cuidar da organização, usando o dinheiro dos royalties do petróleo. Qual foi o investimento? Eles começaram a pagar artistas famosos para se aprensentar, colocaram show na festa do santo.

Eu fui algumas vezes na "nova festa", a paisagem era outra. Não tinha barraquinhas de jogos, nem de comidas tradicionais, apenas picoca, churros, cerveja. Por que? Porque a prefeitura cobrou licença para poder montar uma barraca, licença que com certeza não era barata. Enquanto as barraquinhas antigas eram de senhoras que sabiam cozinhar algum quitute e só queriam fazer um dinheirinho extra ou fazer parte da festa, as novas eram de gente que tinha um negócio e viam a festa apenas como uma aglomeração de gente para vender mais.

Mais importante não haviam brincadeiras, já que enquanto antes a festa era de pessoas da cidade que se conheciam em algum nível ou tinha algum nível de familiaridade, a população da nova festa era composta de gente de fora que vinha só para vê o show, o que leva ao fator principal que depurtou a festa: a cavalgada virou só um comício. Ela deixou de ser o evento principal e ao invés de serem os populares cavalgando para mostrar sua habilidade, era gente com camiseta da prefeitura agradecendo ao prefeito enquanto andavam em círculos.      

Porém, o que fez minha família parar de ir na festa nem foi eles terem deturpado ela completamente, mas sim o trânsito. A festa passou a criar um engarrafamento enorme, na última que nós fomos, iria ocorrer um show de Michel Teló e a gente ficou 2 horas em um engarrafamento antes de desistir e voltar para casa.

Mas ShinobinoKami a Prefeitura transformou a festa em algo lucrativo para dá dinheiro para a cidade e trazer turistas!

Isso é tão verdadeiro que a Prefeitura faliu sob a gestão do clã desse mesmo prefeito menos de 10 anos depois, tendo sido deficitária por todo esse tempo.

2º Estudo de Caso - Não Existe Investimento em Cultura porque Cultura não dá Dinheiro

Como eu mencionei, a Prefeitura da minha cidade faliu. Nesse mesmo evento em que eles destruiram a festa do padrodeira eles "investiram" em outro acontecimento cultural da cidade: o canarval.

A cidade é litoranea e tem uma praia, no verão as pessoas iam para lá desfilar em blocos, a cidade sempre teve vários blocos famosos. Antes de eu nascer um prefeito importou os trios elétricos para lá, todo verão cantores populares da cidade subiam para cantar nele, sempre com músicas que faziam referência a nossa gente. Esse prefeito populista também deu a mesma solução para o negócio, colocou cantores famosos para se apresentar na cidade e no trio. 

O fim foi o mesmo e eles estragaram o verão de diferentes maneiras, mas não é isso que importa, o que importa é que a cidade faliu e um dos novos prefeitos (ironicamente o filho do mencionado populista) decretou que não iria mais gastar dinheiro com show caro, o verão iria voltar a ser o que era: blocos de rua e músicos populares. 

Na época falaram que isso iria destruir o turismo da cidade, cadê o investimento na cultura (ou no turismo que seria o termo correto a se usar)? E o setor de hotelaria? Até hoveram shows de famosos, mas muito poucos, pagos e em locais fechados. Resultado: foi o verão mais lucrativo para o comércio local

Logo após o fato ter sido relevado, no primeiro verão desse prefito, a discussão sumiu e ninguém sequer pensou sobre o assunto depois. Porém eu achei o fato interessante, eu presenciei o antigo verão, a praia ficava bem mais lotada e havia todo tipo de problema (crimes, brigas, falta de água, falta de luz). Como o novo verão com bem menos gente dá mais dinheiro? 

Nesse questionamento eu percebi um novo fato: antes a rodoviária ficava extremamente lotada por um ou dois dias, meus familiares precisavam sair de madrugada para garantir o ônibus. Agora a lotação aumenta no verão, mas para níveis normais e durante a semana inteira, de forma constante. 

Com isso eu percebi que a diferença é que agora só vem que quer está aqui. Quem vinha para os grandes shows antes no máximo gastava com bebida, algo para comer em um quiosque e ia embora o mais rápido possível. Eram pessoas que não são daqui e só queriam ver o show de um artista famoso.

Quem vem agora é gente da cidade, que passa o tempo na praia, fica nos quiosque e nos restaurantes, compra comida nos mercados, remédios nas farmácias, vai em todos os shows e eventos não só no do artista x, logo compra mais vezes dos ambulantes.

Esse é um caso obvio que demostra que mais gente não significa mais dinheiro. O seu Zé que vem para tomar um picolé na praia, comer um bolinho de feijoada na orla, comprar uma bijoteria na feirinha, gera mais dinheiro para a cidade do que o Enzo que vinha vê o MC Pipoco, no máximo tomava uma Brahma superfaturada e arrumava briga porque alguém empurrou ele no meio de uma multidão, o seu Zé nem sabe quem é o MC Pipoco e o Enzo não vem para um show gratuito gastar R$200, por isso não existe o tal "investimento em cultura" que o @Rin meciona.   

Uma prova empírica de como esse "investimento" não existe: Vocês já perceberam que as organizações comerciais não pagam grauitos shows desses artistas. Se o retorno comercial que eles dão é tão grande, até superior ao de um show pago, por que a camara do comércio do Rio não faz um show gratuito de um artista famoso toda semana? Imagine ter um retorno milionário semanalmente, eles não querem? 

Quando a prefeitura da minha cidade deixou de fazer shows grauitos nenhuma das organizações comerciais, que gastam grana milionária com outras coisas, resolveu fazer. Porém vários empresários resolveram abrir clubes (coisa que nem tinha no litoral da cidade) e fazer shows de famosos, por que será?   

3º Estudo de Caso - O Estado não liga para Cultura 

Por fim, uma questão importante, a questão mais importante, se o Estado ou seus governantes ligassem para cultura eles não estariam financiando show gratuito de cantor de música pop nenhum, estaria financiando peças de teatro, orquestras, exposições, exibições públicas de cinema, música popular (não pop), estaria construindo, reformando e expandindo teatros, cinemas públicos, conservatórios, museus e bibliotecas.

Eu volto ao caso da minha cidade, aqui havia uma das maiores bibliotecas do estado do Rio, minha mãe estudou nela enquanto eu nunca vi, a prefeitura transformou adivinha no que? Na sede da secretária de cultura (lá também fica o panteão da cidade, que adivinha, ninguém mais visita). O mesmo prefeito populista viciado em grandes shows, não só acabou com a biblioteca como deixou ruir (literalmente) o cinema público, que foi um dos primeiros do Brasil. Os museus da cidade foram continuamente roubados (por ladrões mesmo, viciados em drogas que pulavam lá dentro) até precisarem fechar. O arquivo público é um barraco no meio do nada.

"Mas o povo da sua cidade que é inculto e não liga para isso"

Podia ser um pensamento razoável se não fosse o fato de que aqui tem um dos maiores e mais prestigiados teatros do país, que tem peça e exibição toda semana, e sempre que eu fui estava lotado. Adivinha a diferença? O teatro é privado. 

Da mesma forma a apresentação da orquestra sempre está lotada, mas olha a coincidência, ela também é privada, é administrada pela igreja. 

Minha mãe sempre me diz que na época em que a bilioteca municipal existia, época em que essa cidade era uma das mais pobres e analfabetas do país, ela vivia cheia de gente estudando para tentar melhorar de vida. Será que o povo brasileiro é inculto, ou são os governantes que queriam que ele ficasse assim? (E aparentemente estão conseguindo).

Afinal, o clã político que destroi a cultura dessa mesma cidade continua governando ela até hoje. Dúvido muito que eles tivessem conseguido esse feito sem os milhões gastos com shows de cantores merdas como Anitta, Madonna e toda a escória chamada de "música pop".

descriptionAté onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável? EmptyRe: Até onde o gasto de dinheiro público em eventos é aceitável?

more_horiz
Copa do Mundo 2014, Olímpiadas Rio 2016 e sujeito ainda acreditando em retorno de dinheiro pra cidade com turismo que os números caem todo ano.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos