Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptioncomo seria o mundo se jesus  não tivesse existido? Emptycomo seria o mundo se jesus não tivesse existido?

more_horiz
como seria um mundo sem jesus e o cristianismo?

descriptioncomo seria o mundo se jesus  não tivesse existido? EmptyRe: como seria o mundo se jesus não tivesse existido?

more_horiz
o mundo sem os religiosos babacas ? nossa seria lindo

descriptioncomo seria o mundo se jesus  não tivesse existido? EmptyRe: como seria o mundo se jesus não tivesse existido?

more_horiz
por um lado bom a religião ja foi e ainda é a causa de muitas guerras, por outro lado seria ruim pq muitos viciados em drogas ou criminosos se apegam a jesus para sair dessa vida

descriptioncomo seria o mundo se jesus  não tivesse existido? EmptyRe: como seria o mundo se jesus não tivesse existido?

more_horiz
Em meu ver, seria pior do que é hoje.
Não muito pior, mas 2x mais.

Provavelmente era só essa a sua pergunta não era?

A verdade é que Sua vinda foi feita para dar ao ser humano um ideal. E que esse ideal uma hora ou outra será consumado. E é no que eu acredito.

descriptioncomo seria o mundo se jesus  não tivesse existido? EmptyRe: como seria o mundo se jesus não tivesse existido?

more_horiz
Sem jesus acho que nao mudaria em nada

Teria primeira, segunda, quinta guerra mundial que ele nao faria nada a respeito


Quanto ao cristianismo, putz eles com as cruzadas e outras cagadas ja começaram guerras e provocaram a morte de muitos, ate coisas como a peste negra talvez tivesse sido diferente ja que mulheres e gatos rodaram aos montes graças a coisas que a igreja disse


Bom nao sei muito mas acho que ter ou nao jesus nao mudaria em nada e sem o cristianismo menas pessoas teriam morrido de formas bobas, a ciencia teria evoluido mais rapido entre outras coisas, ou seja, estariamos melhor sem o cristianismo

descriptioncomo seria o mundo se jesus  não tivesse existido? EmptyRe: como seria o mundo se jesus não tivesse existido?

more_horiz
Ia ser pior.
Iria ter muito mais guerras eu acho, alem de outras coisas ruins e etc...

descriptioncomo seria o mundo se jesus  não tivesse existido? EmptyRe: como seria o mundo se jesus não tivesse existido?

more_horiz
Equívocos aqui.

Tão confundindo Jesus com a religião em si.
Jesus pregava a paz, agora os retardados que matavam em nome dele é porque possuem distúrbios. (Igreja apostólica católica romana).

Também mencionando que se não fosse o Cristianismo, provavelmente não teríamos escolas, muito menos faculdades de ensino.

Anyway.
Jesus = Esperança/Ideal
Religião = Encher linguiça com suas doutrinas

E teve um Psicologo famoso aí que falou se não me engano...

 *Que nós seres humanos, com ou sem as religiões, de uma forma ou de outra ENCONTRARÍAMOS maneiras de nos matar de forma absurda como sempre aconteceu e acontece. Com ou sem religião*.

descriptioncomo seria o mundo se jesus  não tivesse existido? EmptyRe: como seria o mundo se jesus não tivesse existido?

more_horiz
Tópico bem interessante. Eu estava escrevendo um post gigantesco aqui, mas acabei perdendo tudo. Mas ok, vou tentar fazer um resumo por pontos que foram citados.

Cristo e Igreja Católica divergem
Se estamos falando de Bíblia, sim, a Igreja Católica passa muito do longe do que está escrito. A existência de Jesus nem é comprovada historicamente, então o correto seria dizer o seguinte: sem o cristianismo primitivo não existiria Igreja Católica. No entanto, por mais assassina que a Igreja de Roma tenha sido, os protestantes históricos também não foram muito diferentes, considerando que Lutero era antissemita. Ah, e não podemos esquecer da inquisição protestante. Mas ok, a Igreja Católica foi uma máquina de medo e morte muito mais eficiente, eu concordo.

Sem cristianismo não existiriam escolas/universidades
Uma falácia muito comum, e bastante equivocada. As primeiras escolas medievais realmente tiveram dedos de monges, mas também foram um joguete político do Carlos Magno para manter tudo nos eixos. Além disso, a galera na época teve a esperteza de copiar o ensino greco-romano, surrupiando e instituindo o Trivium e o Quadrivium. Portanto, acho melhor agradecer aos gregos do que aos cristãos que só pegaram o bonde andando. Além disso, as retomadas de valores da Antiguidade Clássica nem sempre tiveram ligação com o cristianismo, vide a utilização do paganismo em obras literárias medievais. De qualquer forma, não tiro os méritos dos bons (?) homens que investiram na educação.

Sem Igreja Católica...
Roma estava em crise econômica e política, então a queda acabaria acontecendo uma hora ou outra. Em seguida, já nos feudos, não haveria o controle pelo medo do Inferno, e a religião seria muito mais ligada à natureza, já que essa é a premissa do politeísmo. A inexistência das Cruzadas levaria a um retardo do desenvolvimento econômico, considerando que o fluxo entre o Ocidente e o Oriente foi fundamental para a quebra dos paradigmas do feudalismo. Enfim, isso é só especulação, mas acho que o mundo seria menos ligado a templos e mais próximo da admiração do mundo natural. Por consequência, teríamos uma economia mais atrasada e uma liberdade de pensamento precoce, em minha opinião.

descriptioncomo seria o mundo se jesus  não tivesse existido? EmptyRe: como seria o mundo se jesus não tivesse existido?

more_horiz
Não tem como prever algo desse tamanho, por isso não se pode afirmar se o mundo seria melhor ou pior (até porque é algo relativo, um mundo melhor pra mim pode ser pior pra você), assim como para os fascinados pelas teorias de tempo e espaço não há como prever o que uma piscada de olho a mais no dia de ontem pode afetar o universo.

Ou a conhecida teoria do efeito borboleta.

Entretanto, se formos analisar, uma base pode ser tirada. Jesus foi a base do CRISTIANISMO. Onde passou-se a cultuar seu nome e o nome de um único Deus. Jesus não foi a origem da religião, religião é algo bem mais antigo que Jesus.

Se Jesus não houvesse existido, ainda existira religião da mesma forma, porém o cristianismo não seria uma delas, provavelmente seriamos criados seguindo a pauta de alguma crença que não seja a que conhecemos.

Além de uma mudança GIGANTESCA nos livros de história. O que afetaria o que o mundo é hoje. Quem sabe que nações seriam o centro do poder hoje? Se é que haveriam nações ou não seriamos uma unidade. É meio complicado especular o que mudaria em mais de 2000 anos de história.

Então é equivocado e bastante ignorante afirmar que a inexistência de Jesus tornaria o mundo melhor ou pior. Como diria Einstein, é relativo. A única coisa certa é que seria totalmente diferente do que é hoje.

descriptioncomo seria o mundo se jesus  não tivesse existido? EmptyRe: como seria o mundo se jesus não tivesse existido?

more_horiz
Mudaria muita coisa... Seria muito mais pior do que é atualmente.
Muitas pessoas seguem uma religião com medo de "Deus" portanto sem "Deus" essas pessoas não teriam medo de nada com isso iriam gerar mais guerras e sofrimentos alheios.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos