Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar


description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto Empty[Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz

Kabuto


[Completo] - Fanbook ~ Kabuto Tumblr_m6hpifKAL11ra45jvo1_500

Indice

1. Quem Foi Kabuto
1.1. Ninja Espião e as 5 Nações
2. Aparencia
3. Frases de Kabuto
4. Obsessão Uchiha
5. Poderes de Kabuto
5.1. Ninjutsu
5.1.1 Ninjutsus Médicos
5.1.2. Transformação da Natureza
6. Modificações do DNA
6.1 "Hebi" Jutsus
6.2. Senjutsu
6.2.1. Senpō: Hakugeki no Jutsu
6.2.2. Senpō: Muki Tensei
7. Kuchiyose: Edo Tensei
8. Genjutsu
9. Taijutsu
10. Melhores Lutas
11. Pontuação no Databook
12. Curiosidades
13. Fonte

1. Quem Foi Kabuto

Kabuto atualmente é um dos principais antagonistas da série de Naruto, sendo introduzido primordialmente como um Genin da vila da folha. Inicialmente era um orfão de guerra, tendo um passado desconhecido, acabou sendo achado por  Nonô Yakushi e cresceu no orfanato da Folha. Foi recrutado pela ANBU Ne depois de suscetivas ameaças de Danzou, Anos mais tarde acabou desertando e se juntando a Orochimaru, sendo considerado seu médico, braço direito e assistente de pesquisa. Depois de assimilar partes de Orochimaru em si, acabou se juntanto forças com Tobi na Quarta Guerra Mundial Shinobi.

1.1. Ninja Espião e as 5 Nações

Kabuto é um espião formidável, capaz de se infiltrar nas 5 grandes nações e não ser desconfiado por nenhum deles, somente Sarutobi Hiruzen ficou um pouco em dúvida sobre Kabuto, mas o mesmo não conseguiu discenir que ele se tratava de um espião. Devido a ser sempre mandado a missões de espionagem, Kabuto perdeu aos poucos o foco de si mesmo devido a sua constante mudança de personalidade e identidade. Sasori acreditava tanto nas capacidades de Kabuto, que o mandou espionar Orochimaru, mesmo sabendo que o mesmo era um shinobi altamente capaz. Por azar de Sasori, Orochimaru descobriu o seu plano e virou o jogo, fazendo com que Kabuto passase como um servo fiel a Akatsuki e espionasse seus planos, deixando assim que Orochimaru sempre estivesse um passo a frente.

2. Aparencia

A Marca de Assinatura de Kabuto são seus óculos circulares (Alá Harry Potter) ganhos por Nono em seus tempos de orfanato. Era um shinobi com uma estatura alta (1,77), pele clara, olhos negros e cabelos acinzentados que é normalmente mantida com um rabo de cavalo que se estende a parte superior de suas costas e com franjas que ocupam grande parte de seu rosto. Na maior parte de suas aparições, principalmente na série "clássica", ele mantinha uma roupa padrão de otogakure, com uma camisa roxo escuro e uma gola alta, com calças de cor similar a camisa, e um cinto em forma de pano branco na região de sua cintura e uma Bandana com o símbolo da Folha/Som. Tempos depois, sua aprencia muda drasticamente, principalmente depois que implantou partes de Orochimaru em seu corpo, adquirindo uma aparencia mais serpentina e parecida com a de orochimaru, adqurindo pele extremamente clara com escamas que lembram a das cobras, íris com cor amarela e com uma fenda em conjunto com uma marcação roxa igual a de Orochimaru, e uma grande cobra branca que se estende de seu abdomen, isso tudo em conjunto com um manto com a cor "vinho" e desenhos de partes de cobras. Ao longo de sua infancia e adolescencia, Kabuto possuiu outros tipos de roupas tipicas em cada País, já que foi espião e deveria se vestir como todos os outros aldeões.

3. Frases de Kabuto

(Para Naruto) "Você acabou de jogar tudo fora! Sonhos não se tornam realidade quando você está morto!"
(Para Itachi) "Um gênio que tinha tudo nunca vai entender .... Eu só quero ser eu mesmo".
(Para Naruto) "Eu decidi que queria ser como você, bem como, Naruto, e por essa razão ... com o Senhor Orochimaru agora integrado para esse corpo, pretendo encontrar um novo" eu ", um mais forte que o Senhor Orochimaru era! Encontrar um novo eu, essa é a lição que você me ensinou ".
(Para Itachi e Sasuke) "Eu não sou mais uma cobra ... a força perfeita do sennin me ajudou a aprimorar minha pele de cobra ... e agora eu sou um dragão!"

4. Obsessão Uchiha

Assim como seu antigo mestre, Kabuto era obcecado nos Uchihas, principalmente em Uchiha Sasuke. Não se sabe se ele possuia o mesmo proposito que Orochimaru em possuir todas as técnicas do mundo shinobi, porém tudo indica que para se tornar o mais próximo de Rikudou, havia de ter o corpo do Uchiha. Se isso é verdade ou não, só saberemos daqui para frente.

5. Poderes de Kabuto

Kabuto é oficialmente um Genin, mas apesar dessa sua classificação baixa, ele se mostrou um shinobi habilidoso e astuto, principalmente sendo elogiado por suas capacidades médicas. Até mesmo shinobis como Jiraiya e Orochimaru, compararam sua força com a de Kakashi, dizendo que eram comparaveis. Kabuto foi capaz de matar diversos ninjas da ANBU com extrema facilidade. Kabuto é um ninja que se adpta as mais diversas situações facilmente, isso é visto quando Tsunade inverteu seus sinais do sistema nervoso, alterando as funções de seu corpo, e foi capaz de em um breve espaço de tempo, retomar o controle de seu corpo, uma façanha que deixou Tsunade impressionada.
Após as adptações em seu corpo e dominar o Senjutsu, suas habilidades em batalha foram reforçadas ao máximo, a ponto de conseguir lutar de pé em igualdade com Uchiha Sasuke e Uchiha Itachi ao mesmo tempo, por mais que estes fossem habilidosos usuários do Sharingan e este último fosse um Imortal.

5.1. Ninjutsu

Kabuto demonstrou uma grande habilidade com ninjutsus médicos e com a transformação da natureza, algo que irei abordar abaixo.

5.1.1 Ninjutsus Médicos

Apesar de sua pouca idade, kabuto mostrou uma grande habilidade com ninjutsus médicos. Depois de adquirir vasto conhecimento anatomico com Orochimaru e suas experiencias. Kabuto pode parar qualquer dano causado em seu corpo, regenerando células e ferir gravemente uma pessoa com um único golpe com chakra infundido. Após adquirir as células de Karin para si mesmo, Kabuto foi capaz de levar essa regeneração a um nível formidável, se regenerando quase que imediatamente sobre quaisquer ferimento.
Kabuto é capaz de infundir chakra em suas mãos, tendo a mesma função que um "bisturi", podendo facilmente cortar carne e madeira, no Sennin Mode, esse poder aumentou tanto, a ponto de conseguir cortar Itachi ao meio com um único golpe.
Proezas médicas de Kabuto lhe permitia desenvolver várias drogas e medicamentos com funcionalidades diferentes, sendo mostrada diversas vezes ao longo da série. Como o uso de várias drogas para potencializar as habilidades de Sasuke em formação, manipulação genética com o corpo de Manda e suas células, fazendo uma nova versão da mesma, muito mais poderosa. E também foi capaz de inventar uma droga que anulava o Mokuton e um soro da verdade, que interrogava os inimigos com facilidade.

5.1.2. Transformação da Natureza

Kabuto é capaz de usar técnicas Doton, sendo ela principalmente usada na sua luta contra Sasuke e Itachi, usando uma parede de terra para impedir o progresso do Amaterasu e contra-atacar.
Kabuto também mostrou habilidade com jutsus Suiton, sua habilidade de lançamento de água em conjunto com seu Sennin Mode, o fez deter sem grande dificuldade a formidável técnica Katon de Sasuke e contra-atacar de maneira eficiente.

6. Modificações do DNA

Foi um dos maiores motivos para Kabuto ser tão forte como é atualmente, em busca de encontrar a si mesmo, Kabuto relizando várias experiencias com si mesmo, integrando em seu corpo uma grande variedade de DNAs que ele considerada forte ou interessante, como resultado ele acabou ganhando acesso a técnicas exclusivas e até mesmo Kekkei Genkais.
Com o DNA de Orochimaru em seu interior, Kabuto foi capaz de utilizar e convocar técnicas baseadas em cobras, a capacidade de reformular seu corpo, e um chakra ainda mais poderoso. Um tempo depois ele assimilou o DNA de Suigetsu ganhando suas habilidades de liquefação e criando uma variação da mesma, de Karin ganhando o corpo dos Uzumakis e sua alta regeneração ede Juugo, para automaticamente absorver chakra da natureza constantemente, o que lhe permite usar o Sennin Mode, sem precisar de preparação ou ficar imóvel. Ele também integrou o DNA dos 5 integrantes do "Quarteto do Som", ele primeiramente deveria usar a K.G de Sakon para assim adquirir um pequeno clone que saia de seu abdomen, com isso ele ganhou acesso a diversas técnicas diferentes, tais como: Jiroubo e técnicas Doton, Tayuya e Genjutsu sonoros, Kidoumaru e técnicas de Aranha e por último, a habilidade óssea de Kimimaro chamada de Shikotsumyaku, com o clone mudar para a aparencia da pessoa a cada uso de habilidade exclusiva. E não somente isso, o clone também pode se transformar na versão de cobra do Orochimaru e atacar os oponentes com grande invstidas. Devido a essas assimilações de DNA, chakra de Kabuto aumentou drasticamente a ponto de poder controlar um grande exército de Edo Tenseis ao mesmo tempo por 2 dias e convocar uma cobra ainda maior que o Manda, que já requeria uma quantidade de chakra nível Kage.

6.1 "Hebi" Jutsus

Depois de adquirir as células de Orochimaru, Kabuto foi capaz de utilizar todas as suas técnicas de cobras, sendo elas mostrata inicialmente para abater um grande número de shinobis da cachoeira. Kabuto demonstrou habilidade em se comunicar telepaticamente com serpentes principalmente com a sua serpente anexada em seu corpo. Foi capaz de utilizar Sen'eijashu para um ataque surpresa e adicionar um efeito venenoso nas presas de suas cobras, Kabuto aparentemente é capaz de alterar o tamanho de suas cobras depois de convoca-las em batalha.
Outra habilidade de Kabuto, era uma forma parecida com o corpo original de Orochimaru, lançando sua pele e se tornando uma serpente branca com pequenos braços, nessa forma ele poderia se mover em alta velocidade e até mesmo engolir um homem adulto. Ele também pode assumir uma forma híbrida com a metade inferior de seu corpo parecida com a das cobras.
Para evitar Genjutsus, Kabuto era capaz de utilizar os sentidos e orgãos das cobras em seu favor, usando a capacidade das cobras em preceber a temperatura ao redor e assim localizar oponentes em vez de usar sua visão.

6.2. Senjutsu

Depois de Orochimaru ser selado, Kabuto fez uma grande viage ao mundo todo, em busca de um lugar lendário chamado Ryūchidō. Neste lugar ele foi ensinado pela então Sábia Cobra branca (Só fumando o cachimbo da paz), aprendendo a entrar no Sennin Mode. Isto, justamente com a sua pesquisa e implantação das células de Juugo em seu corpo, o que permite manter o Senjutsu ativo por tempo indeterminado. De acordo com Kabuto, ao entrar no Sennin Mode, ele transcende de Cobra para Dragão.
Nessa forma, Kabuto ganha uma pequena alteração corporal, com as únicas mudanças visiveis sendo as marcas ao redor dos olhos que se estendem até as costas, e a aparição de quatro chifres em sua cabeça, assim como uma escurecida esclera. O Sennin Mode aumenta drasticamente a velocidade, percepção e reflexos de Kabuto, a ponto de poder se esquivar das Flechas do Susanoo de Sasuke, que são conhecidos por sua grande velocidade, sem usar os olhos. Kabuto também ganhou acesso a anatomia complexa das cobras, tal como a Brille que o permitiu ficar totalmente imune ao forte brilho da sua técnica. Mais abaixo, duas técnicas usadas por Kabuto em seu formulário "Sage Mode"

6.2.1. Senpō: Hakugeki no Jutsu

Depois de usar selos de mão, Kabuto é capaz de expelir um dragão branco que carrega consigo uma esfera, se enrolando ao redor dessa mesma esfera logo após que convocado, liberando uma intensa luz e uma grande quantidade de som ensurdecedor, prejudicando e muito todos as pessoas ao redor da técnica em execução, até mesmo o usuário, causnado dor paralisante e falta de concentração o que faz com que quaisquer técnica do inimigo em execução que exijam concentração sejam neutralizadas. De acordo com Kabuto, ele só é capaz de se mover por entre essa técnica devido ao Sennin Mode e habilidades adicionais, bem como as caracteristicas de cobras, como fechas sua corne apara impedir a luz, e usar uma variação do Suika no Jutsu para evitar ser afetado pelo som.

6.2.2. Senpō: Muki Tensei

Essa técnica permite que o usuário controle qualquer material inorganico na batalha, dando quase uma vida para ele, permitindo o usuário manipular o "objeto" da maneira como desejar. O Calor intenso como as chamas do Amaterasu, fazendo com que os objetos afetados por essa técnica sejam anulados, se tornando novamente imóveis. Devido a sua natureza imprevísivel, é uma técnica de dificil evasão.

7. Kuchiyose: Edo Tensei

Como uma prova de superação ao seu antigo mestre, Kabuto levou o Edo Tensei ao seu auge, algo que Orochimaru e Tobirama não forma capazes, sendo este o aperfeiçoador e inventor da técnica respectivamente. Sendo capaz de invocar todos os 5 Akatsukis ao mesmo tempo, e não somente isso, como invocar e ter sob controle shinobis extremamente poderosos como Uchiha Madara. Ele aplicou nos cadaveres, selos diferentes aqueles usados por Orochimaru, afim de não roubar o livre arbitrio dos mortos e possuir uma vantagem emocional no campo de batalha. Em conjunto com seu grande chakra, Kabuto foi capaz de invocar ao mesmo tempo, um grande número de shinobis por diversas razões: Akatsuki, Kages e Famosos.
Ele ainda era capaz de falar e monitorar os convocados, como roubar suas ações no momento que assim desejar.
Kabuto também foi capaz de aperfeiçoar um corpo, tornando assim o mais forte que seu auge, como fez com Uchiha Madara.

8. Genjutsu

Kabuto se mostrou um shinobi razoavel em relação a Genjutsus, capaz de fazer com que um estádio inteiro dormisse na prova Chunin, No Senjutsu, sua habilidade ilusória aumento muito, como também podia usar e deixar os Genjutsus sonoros de tayuya em um nível acima do normal, a ponto de prender dois formidáveis usuários de Genjutsu como Itachi e Sasuke ao mesmo tempo.

9. Taijutsu

Embora, não goste de entrar em lutas corpo-a-corpo, Kabuto tem mostrado ser forte o suficiente para manter uma luta com Tsunade, uma lutadora de taijutsu com ataques arrasadores. Seu estilo principal de Taijutsu gira em torno de seu chakra infundido em suas mãos, o que permite ao contato atingir os musculos do oponente. No Sennin Mode, sua habilidade em taijutsu cresce formidavelmente, a ponto de conseguir lutar com Itachi sem a visão e ter uma vantagem sobre ele, algo incrivel, já que Itachi havia conseguido lutar de igual com Naruto em seu modo Nove Caudas, conhecido por grande velocidade. E não somente isso como não dar tempo de reação a Itachi, por mais que ele fosse veloz e possuísse o Sharngan.

10. Melhores Lutas

Kabuto x  Nonô Yakushi (Vitória)
Kabuto, Naruto, Sasuke e Sakura x Time Oboro (Vitória)
Kabuto x Kakashi e ANBUS (Empate) ~Com a chegada de Kakashi, Kabuto decidiu fugir.
Kabuto e Orochimaru x Shizune e Tsunade (Empate)
Kabuto x Tsunade (Vitória) ~Kabuto usou pílulas medicinais e o medo por sangue de Tsunade a seu favor
Kabuto x Naruto (Derrota) ~Porque levar um Rasengan no peito, não tem preço (Por isso usem Master Card kk)
Kabuto x Tobi (Empate) ~Tobi se encheu de medo ao ver o caixão de Uchiha Madara
Kabuto e Deidara x Ōnoki, Akatsuchi e Kurotsuchi (Empate)
Kabuto e Manda ll x Kurotsuchi, Aoba e Yamato (Vitória) ~Kabuto capturou Yamato e reforçou os Zetsus
Kabuto x Uchiha Itachi e Uchiha Sasuke (Derrota) ~Kabuto não queria matar Sasuke, da mesma forma que Itachi e Sasuke não poderiam mata-lo. Itachi teve que usar o Izanami para deter Kabuto.

11. Pontuação no Databook

Ninjutsu: 4,5
Taijutsu: 3,5
Genjutsu: 4,5
Inteligência: 5
Força: 3
Acelerar: 3,5
Energia: 3
Selos de mão: 5
Total: 32

Observação: Os valores, são antes de Kabuto obter as técnicas de Orochimaru, logo sua pontuação deve ter aumentado ainda mais.

12. Curiosidades

De acordo com o databook (s):

- Passatempo Kabuto está cuidando de seus bisturis.
- Kabuto quer lutar Naruto e Orochimaru.
- Kabuto em Konohagakure completou 191 missões oficiais no total: 163 D-rank, 28 C-rank, 0 B-rank, 0 A-rank, 0 S-rank.
- Kabuto frase favorita é "Mil mudanças, 10.000 transformações" (千変万化, Senpen Banka). Este provérbio refere-se a inúmeras mudanças ou variedade infinita.
- Sua comida favorita é carapau grelhado com sal e dourada grelhados com sal, enquanto a comida menos favorita é carne crua.

13. Fonte

Para criar este Fan book, utilizei de alguns argumentos meus em conjunto com informações dos sites (Narutopedia, Databook entre outros.) e do próprio mangá.

description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto EmptyRe: [Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz
O Book do Kabuto está maravilhoso, bem completo,
eu particularmente não sou muito fã dele,
mais não posso negar que ele é um ninja incrível,
super inteligente e astuto,
Orochimaru viu isso nele, por isso o escolheu,
eu adoro o estilo dele nem HP >.<

Beijinhos carinhosos! :paz:

description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto EmptyRe: [Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz
PJ escreveu:
O Book do Kabuto está maravilhoso, bem completo,
eu particularmente não sou muito fã dele,
mais não posso negar que ele é um ninja incrível,
super inteligente e astuto,
Orochimaru viu isso nele, por isso o escolheu,
eu adoro o estilo dele nem HP >.<

Beijinhos carinhosos! :paz:

Muito obrigado!
Esse é um fanbook que eu fiz, a muito tempo atrás, que me lembre em dezembro, e como acabei tendo assuntos mais importantes a tratar, não pude aperfeiçoa-lo com novas informações :)
Concordo, Kabuto é um ninja que surpreendeu muita gente, assim como me surpreendeu. Quem diria que o aprendiz superaria o mestre (Orochimaru).
Os óculos deles são legais mesmo :)

Abraços, e em breve, criarei outro fanbook, dessa vez mais completo e com um personagem que sou fã (Não, não é o Uchiha Itachi kkk).

description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto EmptyRe: [Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz
Nossa, Staz, belo Fanbook. Muito bom mesmo, cara.

Kabuto sempre foi um personagem que eu gostei, mesmo não sendo o meu favorito. O estilo dele é o que mais curto, principalmente depois que ele fica no SM.

Parabéns pelo ótimo Fanbook, deu até vontade de fazer um aqui.

description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto EmptyRe: [Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz
Mathh escreveu:
Nossa, Staz, belo Fanbook. Muito bom mesmo, cara.

Kabuto sempre foi um personagem que eu gostei, mesmo não sendo o meu favorito. O estilo dele é o que mais curto, principalmente depois que ele fica no SM.

Parabéns pelo ótimo Fanbook, deu até vontade de fazer um aqui.

Fico feliz que meu fanbook tenha agradado um fã do Kabuto.
Admito que ele não é um dos meus personagens favoritos, principalmente por causa de seu jeito mascarado no clássico, mas admito que após sua transformação em sábio e sua arrogância em relação aos Irmãos Uchihas, que lembra muito a de Orochimaru, me fez passar a ter um maior apreço pelo personagem.

Faz sim um fanbook, é trabalhoso, mas vale muito a pena :)
Abraços.

description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto EmptyRe: [Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz
Muito bom o Book. Não esperava que o Kabuto viesse a ter um papel muito grande na historia... Mais ele surpreendeu a todos.

Quando ele apareceu pra Hinata, Naruto e Yamato, e Kabuto diz que o seu corpo ja estava sendo dominado pelo Orochimaru, eu acreditei que o Kabuto seria a porta pra volta do Orochimaru. Me enganei feio.
Ele veio de SM, Edo Tensei, Manda 2, 8 KG diferentes em seu corpo, e uma imunidade a Genjutsu visual, ficou simplesmente fod@.

Muito bom Book @Staz

description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto EmptyRe: [Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz
Legal. Kabuto é um dos meus favoritos *-*

description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto EmptyRe: [Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz
Staz, ficou muito bom o fanbook


Relatou bem as aparições e habilidades do Kabuto, colocou até as lutas que ele teve, vitorias, derrotas e empates...



O Fanbook, ficou muito bem feito, :QQ:

description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto EmptyRe: [Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz
Ótimo Book. O Kabuto é legal, eu gosto dele. Ninguém espera que ele ia ter uma participação tão relevante na guerra. Bom, agora só estou esperando ele aparecer no mangá. :QQ: 

description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto EmptyRe: [Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz
Perfeito eu ia criar o do kabuto mais como você já ...
Tá de parabéns cara destrinchou certinho a vida e as habilidades do personagem , fés um ótimo trabalho de fato eu não conseguiria fazer melhor que isso.

description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto EmptyRe: [Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz
Ótimo Fanbook só acredito ter poucas imagens. Parabéns pela iniciativa @Staz.

Kabuto :love: 

description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto EmptyRe: [Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz
Meus antecessores se foram, mas agora eu estou aqui para lembrá-los que suas valorizações perante o Kabuto não foram em vão.

description[Completo] - Fanbook ~ Kabuto EmptyRe: [Completo] - Fanbook ~ Kabuto

more_horiz
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos