Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

+5
FrutosDoMar
Namikaze
Justinboll
ghost akuma16
Atlas Titan
9 participantes

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
Isso é algo que sempre me intrigou:

Databook 4:

Page 248

Konoha Hundred Leafs Collection No. 69
Coleção das 100 folhas de Konoha No. 69

They Awaken Through Transcending a Tragedy - "Mangekyo Sharingan" - Their Patterns

Eles despertam se transcendendo uma tragedia - Mangekyou Sharingan - Seus padrões

When one experiences the death of the person closest to him, the true awakening of the "Sharingan" into the "Mangekyo Sharingan" is achieved. Moreover, by transplanting another one's "Mangekyo Sharingan", that power becomes eternal.

Quando alguém experiencia a morte da pessoa mais próxima a ela o verdadeiro despertar do "Sharingan" para o "Mangekyou Sharingan" é alcançado. Além disso, ao se transplantar o "Mangekyou Sharingan" de outra pessoa esse poder se torna eterno.


Obito | Kakashi
⬅ Because Kakashi's "Sharingan" was originally Obito's, their pattern is the same.

Sasuke | Itachi | Sasuke: Eternal Mangekyo Sharingan
⬅⬆ Sasuke transplanted his older brother Itachi's "Mangekyo Sharingan".

Madara | Izuna | Madara: Eternal Mangekyo Sharingan
⬆ Madara obtained eternal power by transplanting his younger brother Izuna's eyes.


O Databook 4 diz basicamente que a pessoa deve experienciar a morte da pessoa mais proxima a ela pro MS ser despertado.

Na pratica sabemos que:

- Sasuke despertou o MS após a morte e saber a verdade sobre Itachi.

- Obito despertou após testemunhar a morte de Rin pelas mãos do Kakashi.

- Itachi aparentemente foi a morte de Shisui que despertou o Mangekyou dele.

Então com o que vimos até agora faz sentido em falar que o MS está ligado com a morte da pessoa mais próxima do usuario do Sharingan.

Contudo existem pelo menos mais duas incógnitas:

1 - Durante o periodo da guerra entre os Clãs varios (senão todos) Uchihas perderam as pessoas que eram mais importantes pra elas em algum ponto, mas o primeiro a despertar o Mangekyou foi Madara (ou seja, demorou inumeras gerações pra aparecer alguém com MS), e alguém mais fraco que parte deles (Obito Sharingan lvl2) despertou.

Ou seja, o que decide se a pessoa vai despertar o MS ou não após passar pelo trauma? Com certeza haviam Uchihas que perderam pessoas próximas e eram  mais fortes que o Obito na época que ele despertou seu MS, mas ainda assim eles não despertaram o MS.

2 - O Databook 4 diz que a pessoa deve experienciar a morte da pessoa "mais proxima" para despertar o MS, e como sabemos a pessoa mais próxima de Madara era Izuna (como Madara deixa claro desde que era criança) e vice versa.

Ou seja, ambos despertaram o MS sem matar a pessoa mais proxima a eles, aparentemente o mesmo aconteceu com Shisui visto que ele diz com todas as letras que Itachi era o melhor amigo dele, e o unico que ele confiava, e ele não precisou matar ele para obter seu MS.

O Databook 4 também fala algo sobre "transcender uma tragedia" ou seja, passar por um evento traumatico, o que pode ser, mas não se limita a, experienciar a morte da pessoa mais próxima.

O que me chamou a atenção foi algo que Madara fala pro Sasuke no cap. 662:

https://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/662/15.pngO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? 15

Madara diz " O fato de possuir esses olhos é a prova de que você já perdeu muita coisa, mas de que também esteve procurando por algo."

Madara então concorda que é necessário passar por algum tipo de sofrimento/trauma (mas n necessariamente a morte de alguém) para despertar o MS, e completa dizendo que apesar das perdas a pessoa seguiu "procurando por algo", o que fica de acordo com o que diz o Databook sobre "transcender a tragedia", o que pode ser interpretado como a pessoa passar por um trauma pesado mas decidir seguir em busca de algo (para cada Uchiha esse algo pode ser uma coisa diferente).

Então as duvidas seriam:

1 - É realmente necessario morrer a pessoa mais proxima do Uchiha pra ele despertar o MS ou outro trauma igualmente pesado (ou até pior) serviria? Ou esse trauma simplesmente n é obrigatorio?

2 - Obito era um Uchiha de Sharingan lvl 2 quando testemunhou a morte de Rin e despertou o MS, então por qual motivo ele despertou o MS enquanto outros Uchihas mais poderosos podem ter passado por trauma igual ou pior e não despertaram?

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
é preciso uma forte emoção e nao precisa ser necessariamente ruim, proprio tobirama diz que uchihas tem bastante amor, mas quando encontram odio geralmente ficam mais fortes mas n significa q seja pra todos
o trauma de obito nao foi so a morte de rin, ele viu ela morta pelo seu melhor amigo que ela amava e a mente dele ja estava diferente pelas coisas que madara mostrou por isso foi mais facil pra ele

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
Talvez, a intenção inicial do Kishimoto realmente tenha sido dizer que só era possível despertar o Mangekyou Sharingan através da morte da pessoa mais próxima, o que seria extremamente conveniente para o seu roteiro, no entanto, como é evidente, algumas pontas ficaram soltas. Por causa disso, eu acho que não devemos interpretar as coisas de uma maneira tão literal assim.

O DB4 diz que é possível despertar o Mangekyou Sharingan através da morte da pessoa mais próxima. Em outras palavras, deve-se experimentar um sentimento muito forte (a não ser que a pessoa seja uma psicopata), preferencialmente ruim (mas não exclusivamente), uma vez que esse tipo é o mais fácil de ser acessado (digamos, é muito mais fácil induzir alguém ao ódio do que ao amor, você pode pegar repulsa de alguém por uma coisa besta e completamente infantil, mas dificilmente ganha afeição por alguém através de algo fútil).

Através disso, já podemos expandir essa "pessoa mais próxima" para um grupo de gatilhos para despertar o Mangekyou Sharingan (afinal, normalmente, as pessoas amam os membros de sua família na mesma proporção, não é como se houvesse necessariamente um favorito, não dá pra escolher entre um e outro facilmente). Daí, poderíamos dizer que Madara e Izuna despertaram esse Doujutsu com a morte do pai deles. E Shisui, se considerarmos as novels, com a morte do melhor amigo, anterior ao Itachi (é oficial, só não é cânon, e desde que faça sentido, está tudo bem considerar, pelo menos pra mim). Além disso, vale lembrar que essas "pessoas mais próximas" podem mudar de tempos em tempos ou até repentinamente, como aconteceu com Sasuke em diferentes pontos, tipo, ele não sofreu com a morte do Itachi até saber da verdade, por isso não despertou o Mangekyou Sharingan de imediato, por outro lado, ele poderia muito bem despertar isso durante a primeira batalha contra o Naruto no Vale do Fim, mas não se pode dizer o mesmo do breve reencontro que eles tiveram no Esconderijo do Orochimaru, quando Sasuke simplesmente não se importava mais com o Naruto.

Se considerarmos essa frase do Madara, é plausível dizer que não é necessário apenas passar por uma tragédia, mas também possuir forte convicção em realizar algo, dessa forma, podemos dizer que:

Madara e Izuna perderam alguém e tinham forte convicção em algo, por isso despertaram o Mangekyou Sharingan. Talvez viram seu pai morrer e tinham a intenção de honrá-lo liderando o Clã Uchiha na guerra contra o Clã Senju.

Obito perdeu Rin e chegou a conclusão de que o mundo precisava ser mudado.

Itachi perdeu Shisui e queria fazer o que Shisui lhe disse, proteger a vila e o nome dos Uchihas.

Sasuke perdeu Itachi e queria se vingar de Konoha.

O que nos leva a entender que só aqueles que perderam alguém importante e tinham uma grande determinação em realizar algo conseguiram despertar o Mangekyou Sharingan. Talvez seja isso. Basicamente, só aqueles com "Indomitable Will" conseguem. Se for ver, com o Sharingan é mais ou menos assim também, só que não parece ser necessário que alguém morra para acontecer.

Sobre as perguntas:

1. Não. Creio que possa ser qualquer ente querido, não necessariamente o mais próximo.

2. Porque eles não tinham "Indomitable Will" (Vontade Indomável).

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
se tiver vontade de ser mais veloz, o ms daria velocidade

suponho eu

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
O que nos leva a entender que só aqueles que perderam alguém importante e tinham uma grande determinação em realizar algo conseguiram despertar o Mangekyou Sharingan. Talvez seja isso. Basicamente, só aqueles com "Indomitable Will" conseguem. Se for ver, com o Sharingan é mais ou menos assim também, só que não parece ser necessário que alguém morra para acontecer.


Também acredito nisso, o Mangekyou surgiria como uma "resposta" ao desejo do Uchiha de realizar algo mesmo após as perdas sofridas, acredito que foi isso o que quis dizer Madara.

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
Ver alguém próximo morrer...

No início do Shippuden eu acreditava nisso. Depois percebi que todo Uchiha relevante para o roteiro possuía MS, então a resposta é essa. Ser relevante!
Um Uchiha aleatório pode sofrer a vontade que nada irá ocorrer, caso contrário haveria uma infestação de MS.

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
É um tipo de poder que não possui um padrão muito bem definido para o seu funcionamento. Sim é necessário possuir 3tumoe, passar por uma tragedia e transcende-la, no entanto tudo isso dá margem para aleatoriedades do autor que estiver escrevendo, portanto para despertar o MS basicamente depende do roteiro apenas.

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
Vocês estão subestimando os caras nossa

- Obito não era uma criança uchiha comum, era uma criança uchiha com metade do corpo feito de células do hashirama

Comparem a cena do Obito despertando MS, ele foi do 2 tomoe para o mangekyou e nesse processo o Obito ficou normal e o kakashi desmaiou, será que se o Obito não tivesse esse upgrade no corpo dele, ele conseguiria despertar o MS ? Assim como, o Obito mesmo como um Uchiha adulto com metade do corpo feito de células do hashirama, não conseguia suportar 2 rinnegans, já uma criança Uzumaki como nagato conseguia portar 2 deles facilmente, ou seja, na questão chakra, uma criança uzumaki estaria a frente de um uchiha adulto

Uchiha criança < Uchiha adulto < Uchiha criança com células do hashirama < Uchiha adulto com células do hashirama < Criança uzumaki


Não acho o Obito despertar o Mangekyou incoerência, assim como não vejo problemas com o sasuke já que apesar dele ser adolescente, ele possuía upgrade no corpo também que era o senjutsu do selo


Incoerência talvez seja o Itachi com 13~14 anos conseguir usar o mangekyou, mas, ele apesar de jovem era gênio mesmo entre os uchihas
Incoerência talvez seja o Shisui mas não temos certeza da idade dele, fora que, o mangekyou dele tinha delay de uma década
Incoerência talvez seja o Kakashi mas ele ficou 3 anos (encontro com o itachi no clássico) treinando para ter o MS

Seja como for o kakashi no começo do shippuuden nao tinha MS aperfeiçoado, assim como, o Itachi nunca dependeu do MS dele para vencer lutas sendo que ambos deram sinais da cegueira, o Sasuke ficou praticamente cego em 1 dia de luta apenas e o Obito provavelmente nunca ficaria cego graças as células do hashirama


Para despertar o MS para mim precisa acima de tudo que o seu corpo suporte esse poder

Não adianta você ver sua mãe, pai, todo seu clã morrer com 8 anos que você nao vai despertar o MS vide sasuke

A verdade é que o madara aparentemente é alguém como quantidade de chakra acima da media para os padrões do clã uchiha, por isso ele pode ter sido o primeiro, mas, falar que foi sem a morte de ninguém ? No manga mostra o madara pisando em alguém antes de despertar o mangekyou, assim como, nada impede do tajima ter morrido naquela época, já que assim que ele despertou assumiu como líder do clã

Alguns tem MS e mal o usam como itachi, shisui e kakashi
Outros tem MS por pouco tempo como sasuke
Alem de casos como Obito, danzou e Madara que possuíam upgrades no corpo, como um velho poderia ter 10 sharingans e 1 mangekyou no corpo sem upgrade ?


A verdade é que a maioria dos uchihas cairia no caso do shisui e itachi, nao possuem upgrade e mal poderiam usar o MS, e, para piorar a maioria dos uchihas nao são gênios como itachi e shisui, então, eu diria que mais do que falta de chakra, stamina, corpo, sentimentos, o que faltou a esses outros uchihas foi talento, foi potencial bruto, faltou qualidade


descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
Indra despertou o MS sem passar por nenhum trauma até onde eu sei;

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
Counter Spectre escreveu:
Indra despertou o MS sem passar por nenhum trauma até onde eu sei;


indra doi o primeiro a despertar o sharingan, o ms dele ja é um fms, o trauma dele foi 1- seu pai escolher seu irmao
2- zetsu manipular a verdade sobre indra e 3- ele matou seus 2 seguidores pra nao ter sentimentos

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
Mangekyou do Shisui não possui delay de uma década, isto é exclusivo do Itachi.

@Ellos, você mesmo está citando a questão do corpo como o fator principal para o uso devido dos Doujutsus, então não deve ser difícil notar que o Koto do Itachi é usado por um corvo, cujo Keirakukei é absolutamente inapropriado para tal. Seria como implantar o Koto numa criança, vide o exemplo do Kakashi, um uso e valeu, no mínimo um desmaio. Danzou podia usar mais de uma vez num dia, isso pq era um velho decrépito, cujo corpo era muitíssimo inferior ao do Obito por exemplo, que com um único Izanagi já superava os 10 do Danzou.

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
@Yagi
Yagi escreveu:
Mangekyou do Shisui não possui delay de uma década, isto é exclusivo do Itachi.

O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? 12
https://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/550/12.png



@Ellos, você mesmo está citando a questão do corpo como o fator principal para o uso devido dos Doujutsus, então não deve ser difícil notar que o Koto do Itachi é usado por um corvo, cujo Keirakukei é absolutamente inapropriado para tal.

Cara a questão do tamanho do olho do corvo e tamanho do olho de um humano é apenas um "detalhe técnico" que o roteiro teve de ignorar para a trama poder avançar, o itachi precisava de um parceiro, confiável, inteligente a ponto de aparecer na hora e momento exato para usar o K.A porem colocar um humano nesse papel seria difícil, pois, o que ele faria nos demais momentos ? Por alguém no lugar do corpo seja Orochimaru, Kisame, Jiraiya, Kakuzu, Shin, Tobi ou outro levantariam outras 100 perguntas, fora que por outro Kuchiyose como Pakkun, katsuyu e etc... iria simplesmente queimar o filme do Itachi, pois, você consegue imaginar o Kakashi matando o Pakkun ? Tsunade incinerando uma das partes da Katsuyu ??

O corpo era um animal treinado, criado para aquele proposito, a questão do tamanho do globo ocular pode ser explicada por cirurgia ou qualquer coisa que ficou em off como disse é um detalhe técnico pequeno



Seria como implantar o Koto numa criança, vide o exemplo do Kakashi, um uso e valeu, no mínimo um desmaio. Danzou podia usar mais de uma vez num dia, isso pq era um velho decrépito, cujo corpo era muitíssimo inferior ao do Obito por exemplo, que com um único Izanagi já superava os 10 do Danzou.

Não sei onde você viu o Izanagi do Obito ser tão melhor, acho que vale a argumentação, esta interessado ?

Quanto ao assunto do Corvo, o corvo em si é totalmente indiferente nesse caso

Eu quando argumento com algum fã de Uchiha ate gosto de brincar que "ate um corvo pode usar mangekyou" mas a verdade é que teve 0 de chakra do corvo naquele K.A

Muito mais estranho do que um corvo usar o K.A, usar o mangekyou seria quem sabe um morto usar mangekyou... e nós temos isso no manga seja com o Danzou ou Madara

Como alguém que esta sem chakra em seu corpo, esta morto a dias pode usar algo ?????? Simples, é só usar e selar em si mesmo enquanto você ainda tem chakra.

Madara usou o izanagi e deixou selado para usar "x" tempo depois
Itachi usou o K.A e deixou selado para usar "x" tempo depois

Não teve nada do corvo naquele K.A o olho podia estar em um pote de vidro que se chegasse a hora programada o jutsu seria usado, então, o desmaio do kakashi, velhice do danzou, corpo do óbito não vem sequer ao caso, pois, o Corvo não usou o chakra dele para ativar o doujutsu

Danzou - Obito - Kakashi = um caso = usaram o chakra deles para ativar algo
Corvo - madara morto = outro caso = usaram algo já pronto, programado


Podia ser uma das marionetes do kankuro, tonton, armas da tenten que o K.A seria usado independente do cara ter 1 bilhão ou 0 de chakra

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
inzanagi de obito permitiu ele ficr vivo por mais 5 min, igual madara que reviveu deps de morto, o inzanagi de danzou durava segundos

descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
ghost akuma16 escreveu:
inzanagi de obito permitiu ele ficr vivo por mais 5 min, igual madara que reviveu deps de morto, o inzanagi de danzou durava segundos

Onde é dito que o izanagi dele dura 5 minutos ?

Eu li que o que dura 5 minutos é a intangibilidade do Obito: https://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/510/03.png
O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? 03

O izanagi do óbito serviu para RESETAR a intangibilidade, ou seja, estava intangível 5 minutos, usou izanagi para resetar a intangibilidade e voltou a ficar intangível por mais 5 minutos

Izanagi do Obito durou segundos e só foi usado como reset pra intangibilidade

600 bi = 10 minutos
Intangibilidade + izanagi + intangibilidade = 10 minutos e 10 segundos


descriptionO que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? EmptyRe: O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan?

more_horiz
Ellos escreveu:
ghost akuma16 escreveu:
inzanagi de obito permitiu ele ficr vivo por mais 5 min, igual madara que reviveu deps de morto, o inzanagi de danzou durava segundos

Onde é dito que o izanagi dele dura 5 minutos ?

Eu li que o que dura 5 minutos é a intangibilidade do Obito: https://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/510/03.png
O que realmente desperta o Mangekyou Sharingan? 03

O izanagi do óbito serviu para RESETAR a intangibilidade, ou seja, estava intangível 5 minutos, usou izanagi para resetar a intangibilidade e voltou a ficar intangível por mais 5 minutos

Izanagi do Obito durou segundos e só foi usado como reset pra intangibilidade

600 bi = 10 minutos
Intangibilidade + izanagi + intangibilidade = 10 minutos e 10 segundos




intão porem nao afirma que ele realmente fez isso, e mesmo que fez @ellos o danzou poderia intao ter usado o K.A pelo inzangi igual obito fez, ele gastaria 2 olhos e prenderia sasuke e danzou no guenjutsu
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos