Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionClanWars2016 - A onda do politicamente correto EmptyA onda do politicamente correto

more_horiz
Vivemos atualmente na era do politicamente correto, você não pode falar sem estar se policiando, é como pisar em ovos e aos poucos suas ideias e a liberdade do pensar estão sendo limitados. Trazendo um pouco a situação para meu ambiente, lembro-me dos meus avós conversando sobre coisas corriqueiras e expressando-se por palavras que hoje são tratadas como horríveis; o aleijado, por exemplo, é chamado atualmente deficiente físico, será que alguém ao ver um cadeirante ainda o trataria com uma palavra como aleijado? Não é só esse exemplo que posso citar, hoje o cego é deficiente visual, o viciado é dependente químico, o gordinho se tornou alguém com sobrepeso e assim por diante. Não acham que aos poucos tal maneira de se limitar resulta no limitar do pensamento? Digo, se tornar uma arma de controle sem freios? Eu não acredito que esteja sendo sensacionalista, mas é o que acontece.

Pessoalmente, acho extremamente desaconselhável e feio o uso de palavras colocadas com intenção tendenciosa, que visam agredir o próximo e denegrir sua imagem de forma gratuita. O ponto não é esse, a ideia primordial do politicamente correto, que muitos têm em mente, é muito bem-intencionada, a forma polida de falar é algo agradável e bem quisto. O ponto é que, existem pessoas que se vestem de politicamente corretas, defensoras de uma causa, apenas quando se expõem e sua opinião está sujeita a críticas, mas que, no fundo, ainda conservam seus pensamentos tendenciosos e preconceituosos, no fundo ainda agem de forma contraditória com o mostrado publicamente e assim a consciência de um grupo, de uma comunidade, da própria sociedade permanece majoritariamente enraizada em conceitos muitas das vezes ultrapassados, sexistas, racistas, etnocêntricos e por aí vai. Tem uma revista que li há um bom tempo e lembrei-me agora que traz a indagação "Como lidar com o excesso de correção política? É hipocrisia ou não? Há casos e casos?".

Nos últimos dias, presenciei muitas situações do tipo em várias mídias, como acompanho muito o Twitter, deixo o link de duas hashtag que estavam ativas até pouco tempo (se ainda não estão), o primeiro é sobre um caso que tem repercutido bastante, o do cantor Biel, e o segundo trata-se de um internauta com certa fama e milhares de seguidores, Luscas:

→ https://twitter.com/hashtag/Errar%C3%89HumanoPersistir%C3%89Biel
→ https://twitter.com/hashtag/LuscasExposedParty

Os tweets que a maioria dos internautas mencionam são antigos, boa parte de quando ainda não eram famosos e neles apresentam-se diversas contradições com o atual presente dos citados.

Enfim para não deixar o tópico gigante, como vocês se portam diante da sociedade? São politicamente corretos? Expõem suas opiniões sem medo? Vocês acreditam que o seu modo de expressar-se em público condiz com o que pensam em particular ou quando estão nos grupos que costumam frequentar e estar? O que acham de todo esse panorama atual acerca do famigerado politicamente correto?

Comentem, não precisam responder às perguntas uma a uma, escrevam, sintam-se livres para debater, contar casos, etc.

#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - A onda do politicamente correto EmptyRe: A onda do politicamente correto

more_horiz
Os exemplos primeiramente citados por você não possuem nenhum problema, se eu entendi que você o englobou no que já sugere ser um. Há dois lados nessa moeda, o primeiro é que muitas pessoas não podem mais falar o que der na telha, e reclamam por isto, e o outro é o exagero. Claro que haveria exagero, pessoas gostam de direitos, e quando você os concede, elas sempre quererão mais. 

Davi, eu entendo seu ponto, mas, apesar de ele provavelmente ainda existir em pequenas condições em lugares como o Japão, por exemplo, no Brasil é fruto da transição, ao menos atualmente. Ora pois, a sociedade ainda não foi moldada nos novos costumes, ela está sendo. De repente, marmanjos levantaram e viram que suas mulheres tinham direitos, brigões perceberam que não dá mais para apelidar os outros e praticar bullying disfarçado de "brincadeira", e as pessoas começaram a entender que precisam respeitar os outros, quer queiram ou não. Você é livre para falar o que pensa, mas responderá por tudo aquilo que disser, e, portanto, não dirá tudo o que lhe vem à cabeça. Como diz aquele ditado, entre na linha, ou te porão lá.

Com a mudança na sociedade, muitas pessoas começam a querer mudar certas coisas conforme o que pensam também, surgem exageros, interesses de má fé e etc. Mas, se está pensando que o problema do Brasil está totalmente focado nisto também, erra, pois os principais meios de mostrar interesses é pela mídia, que facilmente dobra opiniões a seu respeito, e quem vai contra já é taxado como errado. Como pode ver, há uma série de fatores aí.

Eu normalmente não gostava de opinar na escola, porque a maioria dos alunos tinham pais esquerdistas, e os outros eram filhos de conservadores extremos, e, apesar de parecer arrogante, por qual motivo eu perderia tempo em um debate cujos debatedores nem sabem o porquê de apoiar aquilo? E sim, qualquer coisa que vá contra o "movimento de manada" gera debates, e eu nunca tive paciência para fazer ninguém pensar. Não precisa concordar comigo, mas debater com alguém que está preso em uma caixa que crê ser o mundo? Que nem considera a possibilidade de mudar a opinião? 

Infelizmente os exageros do politicamente correto está intrinsecamente ligado à política do país, que está em transição e afeta todo o resto. Eu digo o que eu penso, mas apenas quando eu estou disposto a debater, e ir até o fim, porque atualmente é raríssimo encontrar quem pense fora da caixa, e qualquer coisa que você diga, a depender de em qual grupo esteja, já pode ser considerado bem errado pelos ouvintes, o que dá muita dor de cabeça.

Não preciso dizer que isto tudo é completamente diferente dos imbecis que querem expressar sua imbecilidade e quando atropelados pelo bom senso reclamam que é culpa do politicamente correto, certo? Então, se já tínhamos fatores demais antes, como lidar com mais este, idiotas tentando ser idiotas e querendo expressar suas idiotices, em um país cheio deles? "Não posso mais ser homofóbico, quero liberdade de expressão", "Não posso mais ser racista, quero liberdade de expressão", "Não posso mais cometer bullying, quero liberdade de expressão", "Não posso mais ser machista, quer liberdade de expressão".

Enfim, tentei resumir o post, é sucintamente um conjunto de fatores, e a este podemos dar o nome "Brasil", porque nada define melhor this shit.

#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - A onda do politicamente correto EmptyRe: A onda do politicamente correto

more_horiz
Bom, o linguajar e\ou forma de se expressar está diretamente ligado com a criação que a pessoa teve. Eu, por exemplo, no cotidiano não costumo usar gírias, palavrões devido a forte presença religiosa que minha família teve em minha vida, aliás, sou muito grato por isso. Graças a eles consigo expressar-me adequadamente, sem parecer vulgar. Mas não se pode esperar o mesmo de alguém que mora em uma favela, em condições mais humildes, presenciando\vendo adultos falando palavras de baixo nível o tempo todo..

Sobre a mudança.. Se a sociedade vai ficar mais "refinada", eu não vejo problema nenhum. Melhoras sempre são bem-vindas. O grande problema, ao meu ver, é essa mania de verem preconceito\racismo em tudo vide feminismo exagerado que presenciamos ultimamente, ou racismo ilusório, como no caso do casal que adotou uma criança negra, e ao postar uma foto "engraçadinha" em uma rede social, foi duramente criticado.

#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - A onda do politicamente correto EmptyRe: A onda do politicamente correto

more_horiz
Confesso que até pouco tempo eu me referia a pessoas deficientes como aleijados devido a minha avó que ainda fala assim,e parei pois meu pai me deu uma bronca e disse que eu não deveria falar desse jeito,e também confesso que fiquei confusa pois eu não via nada demais na palavra. Acontece que as pessoas se ofendem por causa das palavras serem feias,as vezes nós falamos com inocência mas não é isso que as pessoas escutam.Mas isso depende do jeito que agente fala.Uma coisa é você dizer que fulano está gordo,outra é você dizer que fulano é um gordo.Essa ultima parece que foi pra ofender,mesmo que não tenha sido.Mas mesmo assim vamos aprender a falar corretamente para evitar futuros problemas.

Quanto essas hashtags...

Fiquei meio chocada com esses ''twitters'' (Biel e Luscas). Pra começo de conversa como eles  tem TANTA coragem de postar essas coisas?E como ainda tem gente que os seguem e ainda curtem esses posts? :masoque: Isso aí é claramente pra ganhar fama e ibope(já que sua carreira de cantor não chama atenção),e pelo visto está funcionando,já que tem gente que ainda vai lá perder tempo xingando.


#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - A onda do politicamente correto EmptyRe: A onda do politicamente correto

more_horiz
Bem vou explicar oque eu acho de maneira bem simples.

Acho que cada pessoa foi criada em um tipo de cultura diferente
e que diferiu em sua forma de pensar e agir e isso as vezes se 
sobressai diante das leis e normas da sociedade e por isso é algo
visto com maus olhos.

Eu pessoalmente sou uma pessoa realista que gosta de usar a razão
a meu favor sempre que posso e isso claro dentro dos limites da nossa
política atualmente. Claro que ninguém vai sair por ai dizendo tudo 
que vem a cabeça sem pensar nas consequências.

Desculpa se não fez muito sentido, é que eu li rapidamente sua explicação
que aliás está muito boa.

descriptionClanWars2016 - A onda do politicamente correto EmptyRe: A onda do politicamente correto

more_horiz
Esse é um assunto muito Interessante, e eu concordo com a sua Ideia.

Eu acredito que tudo em excesso seja ruim, não seria Diferente com o Politicamente Correto. Ele é bom em sua Essência, mas atualmente está fora de controle...

Racismo em tudo, Homofobia em tudo, eu particularmente acho isso bem chato.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos